Praias e Falésias
Praia do Porto Santo
A Praia do Porto Santo, um dos mais conhecidos valores naturais da Ilha, é banhada por um mar calmo e de águas cristalinas e estende-se por toda a costa sul em cerca de 9 km. A tonalidade das suas areias tornou o Porto Santo também conhecido por Ilha Dourada. A praia, além de oferecer tranquilidade aos seus banhistas, é famosa pela qualidade terapêutica das suas areias, devido às suas propriedades químicas e térmicas, hoje um facto comprovado cientificamente, e que atrai à Ilha visitantes com problemas do foro ortopédico e reumático. Estas areias são únicas no nosso país e raras no mundo.
Saliente-se ainda a flora dunar e a avifauna marinha presente neste ambiente costeiro. No que se refere à flora, além de oferecer uma grande beleza à Praia do Porto Santo, tem também um importante papel na fixação das dunas, podendo-se encontrar plantas de espécies indígenas, algumas endémicas e outras cultivadas ou naturalizadas. Relativamente à avifauna, existem algumas espécies nidificantes nas dunas como é o exemplo da rolinha-da-praia.
Madrinha: Fátima Lopes – Estilista
Pontal da Carrapateira
Localizado no concelho algarvio de Aljezur, abrange a faixa costeira de elevada importância ecológica e rara beleza natural entre as praias da Bordeira, a norte, e Amado, a sul, com falésias altas e recortadas entrando pelo mar, incluída no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.
A mancha de calcários da orla destas arribas distingue-se dos xistos predominantes da zona, ladeando uma área de areias de duna; por acção da erosão, esta orla calcária surge proeminente sobre o mar, fazendo surgir um sem número de pequenas enseadas de águas transparentes e rochas a pique.
Associado à marcante paisagem, o local apresenta uma importante biodiversidade, sendo zona de distribuição de habitats prioritários.
Padrinho: Dr. Francisco Pinto Balsemão
Portinho da Arrábida
O Portinho da Arrábida é, sem sombra de dúvidas, uma das mais belas praias da costa portuguesa. Neste pequeno lugar, situado no sopé da Serra da Arrábida, fundem-se de forma harmoniosa mil e uma variações de tons cromáticos, entre o azul do mar e o verde da vegetação mediterrânea única da Serra, o branco do calcário, salpicados ainda pelo contraste das habitações existentes e das embarcações ancoradas na enseada.
Num panorama de cortar a respiração avistam-se ainda a Pedra da Anixa, testemunho do avanço do continente, o Convento da Arrábida e, mais ao fundo, a península de Tróia.
Mesmo em frente à praia localiza-se o Parque Marinho Professor Luís Saldanha, que se estende até ao Cabo Espichel e que se destaca pela biodiversidade sem paralelo a nível nacional ou europeu, conhecendo-se mais de 1000 espécies de fauna e flora marinhas.
Padrinho: Luís Buchinho
























