As portas da festa dos 20 anos do Rock in Rio Lisboa (RIR) estão quase, quase a abrir, e pelo recinto já se vê como vai ser a Cidade do Rock, na nova localização: o Parque Tejo, junto ao rio.
A edição de 2024 vai decorrer de nos dias 15, 16, 22 e 23 de junho, e tem como mote “All in Rio”, vai contar com cinco palcos, vários espaços para apresentações e performances live espalhados por 17 espaços de entretenimento, e 2 áreas cenográficas, uma delas nova, a Rock Street e a Rota 86, e algumas diversões, como a já habitual Roda Gigante ou o Slide.
A dar as boas vindas aos visitantes vai estar um pórtico com 25 metros de comprimento e 6 metros de altura, e depois a já famosa fonte luminosa com o emblemático globo, ponto obrigatório para fotos, de todos os que passam pelo RIR.
Ponto de atracção principal do Rock In Rio é sempre o Palco Mundo, que vai ter concertos entre as 16h00 e a 00h00 (excepto no dia do jogo que encerra uma hora mais tarde). Nesta edição conta com alguns nomes de peso da música mundial como Scorpions, Ed Sheeran, Jonas Brothers, Doja Cat, Camila Cabello, entre outros. Destaque tambem para o espetáculo de vídeo mapping piromusical, onde se vai recordar a história dos últimos 20 anos do festival através de luz, som e pirotecnia, com foco nos artistas e na experiência do público, com direção artística d’OCUBO.
Já pelo palco secundário também vão passar grandes nomes como Europe, Lukas Graham, James, Luísa Sonza, Pedro Sampaio, ou Hybrid.
De regresso aos inícios do RIR, em que havia um Palco Sunset, e por onde passarm muitos artistas portugueses e também brasileiros, este ano temos um Palco Tejo (nome em homenagem ao Parque e ao rio vizinho), apadrinhado pelos Ornatos Violeta, por onde vão passar artistas como The Legendary Tigerman, Lauren Spencer Smith, Iñigo Quintero, ProfJam, os próprios Ornatos, entre outros.
O Digital Stage reinventou-se e apresenta uma programação muito variada, que vai da música ao humor, passando pelo digital, com a presença de TikTokers, youtuberes e podcasts, onde se destacam os nomes de Ana Garcia Martins e David Cristina com o podcast “Não És Tu, Sou Eu”; Fernando Alvim, Sam The Kid com DJ Big e Sir Scratch, a banda do filme Mamonas Assassinas – O Legado; entre outros.
No dia 22 de junho, todos os ecrãs dos palcos, pelas 17h00 vão transmitir em direto, o jogo de Portugal contra a Turquia, no Euro2024.
Uma novidade desta edição é a Rota 85 (inspirada na Route 66), na qual estarão presentes variadas cenografias que contam a história do Rock in Rio desde 1985, a Cupido House, onde todos os casais que queiram dar o nó de uma forma mais simbólica, super divertida e inesquecível, numa cerimónia única celebrada por um sósia do one and only Elvis Presley e da sua assistente Amy Winehouse; e a School of Rock CineStage – ambos com 10 metros de altura, situados lado a lado, formando a esquina da Rota 85 -, que se juntam à lista de atrações para marcar a inesquecível celebração dos 20 anos em Portugal e dos 40 anos do Rock in Rio.
A aproveitar a famosa pala do Parque vai estar a zona do ALL Experience, um movimento de jovens para jovens, por um mundo melhor, que apresenta uma experiência imersiva e sensorial.
Para os fãs da Gastronomia, o Chef’s Garden volta a marcar presença, com pratos confeccionados pelo Chefe André Matos.
Ao nível das diversões destaque para a Roda Gigante com cabines tematizadas e várias surpresas, e o Slide.
Entre a animação de rua, nesta 10ª edição, durante os quatro dias, 40 artistas de rua estarão a circular o recinto, como: 4 mágicos, 4 mimos, 4 malabaristas, 4 personagens em andas, 2 artistas em monociclos, 1 artista com bolas de contacto, 3 artistas com bolas de sabão, 2 caricaturistas, 2 homens sem cabeça, 5 homens espelho (3 com andas e 2 sem), 3 chefs coloridos, 4 palhaços e 2 estátuas humanas.
Os bilhetes encontram-se à venda nos locais habituais e custam 84 euros, os bilhetes diários e 147 euros os passes de fim de semana.
Cartaz




















