entroikado é a Palavra do Ano 2012

Esta manhã foi anunciada a Palavra do Ano 2012, na Biblioteca Municipal José Saramago, em Loures, “entroikado”. A votação foi expressiva, vencendo “entroikado” 32% dos votos, tendo “desemprego” registado 14% e “solidariedade” 12%, com o segundo e terceiro lugar, respectivamente.

Com base nestes resultados, poder-se-á dizer que “entroikado” traduzirá o sentimento geral que se vive no país: os portugueses sentir-se-ão “entroikados”, dadas as condições de austeridade impostas pela troika. A crise socioeconómica que Portugal atravessa e o impacto da mesma no quotidiano dos portugueses, foi tema constante em 2012, e conduziu ao registo deste neologismo no Dicionário da Língua Portuguesa online da Porto Editora.

O vocábulo “entroikado” é, também, um excelente exemplo da produtividade da língua portuguesa: juntando um elemento à esquerda e outro à direita da palavra “troika” nasce um novo vocábulo. A equipa de linguistas do Departamento de Dicionários da Porto Editora, responsável pela seleção das palavras candidatas, continuará a acompanhar de perto a vida evolutiva desta nova palavra no quotidiano dos portugueses.

A palavra “entroikado” sucede a “austeridade” como “Palavra do Ano”, sendo de referir que, em 2010, a palavra eleita foi “vuvuzela” e, em 2009, foi “esmiuçar”. A “Palavra do Ano” (www.portoeditora.pt/palavradoano) é uma iniciativa da Porto Editora que tem como objetivo principal enaltecer o património da língua portuguesa, sublinhando a importância que as palavras e os seus diferentes sentidos representam no nosso quotidiano.

Deixamos aqui algumas definições da palavra  “entroikado”, da responsabilidade do Departamento de Dicionários da Porto Editora, e uma análise sucinta do resultado da votação registado nesta edição da “Palavra do Ano”.

entroikado
adjectivo
1 obrigado a viver sob as condições impostas pela troika (equipe constituída
por responsáveis da Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo
Monetário Internacional e que negociou as condições de resgate financeiro
em Portugal);
2 coloquial que está numa situação difícil; tramado, lixado;
(Particípio passado de entroikar)

entroikado em Infopédia.

Texto de Clara Inácio
Artigo anteriorCulturgest homenageia Wagner
Próximo artigoEditora Planeta lança Sussurros Ousados de Emma Wildes

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome