Este mês a ASA traz dois novos livros de Banda Desenhada

Enorme, Brutal, Colossal 2012Este mês a ASA traz dois novos livros de Banda Desenhada, são eles: Enorme, Brutal, Colossal 2012! de Henrique Monteiro e Oh, miúdas! de Emanuel Lepage.

Enorme, Brutal, Colossal 2012! de Henrique Monteiro

Diz o povo que “Fazer rir é fazer esquecer”.

Henrique Monteiro vem mostrar-nos que não é bem assim. Autor português (cartoonista) que tem publicado no SAPO sintetiza agora, e pela mão da ASA, este livro que caracteriza uma das melhores sátiras sobre a atividade política e social do ano 2012.

Retrato de uma época conturbada, os cartoons que compõem esta obra, com prefácio de António (conhecido cartoonista do jornal Expresso) devolvem-nos a imagem de uma sociedade onde o Humor foi uma das poucas coisas que passaram impunes aos cortes da Troika.

Henrique Monteiro nasceu e foi criado nas terras da Beira Alta, a paixão pelo desenho germina nas paredes do amplo corredor da casa onde cresceu, sob o olhar complacente dos seus pais. Já em Lisboa entra no mundo do trabalho nos corredores do Jornal Expresso e por lá fica 9 anos, no último terço a colaborar também com o Diário De Notícias. Efetuou trabalhos para os Correios e os Cafés Delta através da Editora ELO, para o Semanário Económico, Jornal de Negócios, Península Press, entre outros.

No percurso faz inúmeras exposições, individuais e coletivas, pelo país e no estrangeiro tendo sido premiado nos extintos Salões Nacionais Humor de Imprensa, em Oeiras e no Salão Luso Galaico de Caricatura em Vila Real. Em 2008 cria um blogue com destaques regulares no SAPO, para onde vem a colaborar um ano mais tarde. O desafio proposto é trabalhar em dois cartoons diários, um de desporto, para o SAPO Desporto, e outro sobre a atualidade em geral, para o SAPO Notícias.

Enorme, Brutal, Colossal 2012! de Henrique Monteiro, editado por ASA com 80 páginas à venda por 14,39 euros

Oh_miudasO segundo lançamento é Oh, miúdas! de Emanuel Lepage, autor de obras como La Terre Sans Mal e Muchacho é também o autor de Oh, Miúdas, conjuntamente com Sophie Michel e  agora editado pela ASA.

Este álbum é composto por duas partes e dá-nos a conhecer o quotidiano de Chloé, Leila e Agnès, três raparigas da mesma idade, que pertencem a meios sociais bastante diferentes, mas cujos caminhos acabam por se cruzar. Chloé sonha ser bailarina e a sua mãe trabalha arduamente para conseguir pagar–lhe as aulas de dança; Leila, oriunda de uma família de imigrantes marroquinos, é confrontada com o racismo a que a sua família por vezes é sujeita; Agnès, nascida no seio de uma família burguesa, pode ter tudo menos a atenção dos pais. Apesar das suas origens díspares, tornam-se amigas e juntas vão descobrir que crescer pode ser complicado…

Oh, miúdas, de Emannuel Lepage e Sophie Michel, ASA (edição cartonada), com 128 páginas e à venda por 21,90 euros.

Texto de Sandra Dias
Artigo anteriorBook.it lança concurso literário para procurar novos talentos nacionais
Próximo artigoMalaposta apresenta ZARABADIM

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome