A Companhia Teatral Éter vai apresentar na Quinta da Regaleira, na Casa do Gerador, a peça A RELÍQUIA – Comédia de Costumes, da autoria de Eça de Queiroz.
As sessões, de 20 minutos cada, a decorrer entre as 14h00 e as 17h00, vão ter lugar nos dias 24 e 25 de setembro, 1 e 2 de outubro.
A Relíquia, de Eça de Queirós, escandalizou a sociedade burguesa do seu tempo, conformista e devota, pela ousadia de pôr em dúvida a divindade de Cristo.
Romance saído em folhetins na Gazeta de Notícias, cuja epígrafe se tornou célebre – “Sobre a nudez forte da verdade, o manto diáfano da fantasia” – por sintetizar a aliança entre realismo e imaginação, naturalismo e fantástico, patente na obra.
Da intriga central – a viagem de Teodorico à Terra Santa, de onde traz, não a relíquia que prometera à tia beata, mas sim, por lapso, a camisa de dormir de uma amante – sobressai o sonho ou a viagem no tempo do protagonista, que, acompanhado pelo seu erudito amigo, Dr. Topsius, assiste à pregação, julgamento e morte de Jesus.
A obra, que exalta a figura humana de Cristo, como paradigma de amor e de bondade, foi considerada herética pelos setores mais conservadores, por questionar a divindade de Cristo.
A peça conta com encenação de Filomena Oliveira, e conta com as interpretações de Maria José Paschoal (Titi) | Sérgio Moura Afonso (Teodorico Raposo) | Rogério Jacques Padre (Pinheiro) | Carlos Medeiros (Dr. Margueride) | Miguel Mendes (Topsius) | Cláudia Faria (Adélia) / filme | Lídia Munoz (Mary), e música de David Martins.
A peça tem entrada livre para munícipes de Sintra e é de acesso gratuito a visitantes da Quinta da Regaleira (o bilhete de visita à Quinta custa 10 euros para os adultos e 5 euros para maiores de 65, e jovens dos 6 aos 17 anos) e pode ser adquirido no local).












