Exposição De Pintura De Andrew Hart Adler Para Ver No Centro Cultural De Cascais

O Centro Cultural de Cascais acolhe até 24 de março a exposição Memories of Futures Past dedicada à pintura de Andrew Hart Adler, com curadoria de Sofia Muller e Sousa.

Nos últimos 35 anos, Andrew Hart Adler tem exposto a sua pintura entre os EUA e a Europa. O pintor sempre viajou e pintou. Viveu em várias cidades da Europa, em Nova Iorque e na Cidade do Cabo, onde instalou o seu estúdio, enquanto observava, e se misturava com a cultura, forma de estar e costumes locais.

Nascido nos anos 50 em Nova Iorque, Andrew brincou nos corredores da Broadway nos bastidores dos ensaios de teatro, dança e música, até aos quatro anos quando foi viver para Londres. mais tarde, Andrew foi assistente do Willem de Kooning que se tornou o seu mentor e a sua maior influência.

A pintura de Andrew é como a explosão de um pulsar, que se expande numa energia libertadora, como a que podemos sentir na dança, no teatro e na música, e essa corrente que se gera liberta-lhe o espírito e apazigua-lhe a alma.
Sentir-se nu em frente a uma tela é estar completamente aberto a absorver e a receber o máximo.
As suas pinturas trazem-nos até um momento específico e, instintivamente, compreendemos que fazem parte de uma história maior e levam-nos a um lugar antes do tempo e do entendimento; são passagens, encruzilhadas, flashes de memórias alucinadas, momentos fugidios, provocantes, mas sempre intensos e marcantes.
As imagens distorcidas e desfiguradas, moldadas por Andrew, forçam a uma paragem súbita, guardando nelas uma complexa densidade de emoções. Nalgumas, somos arrastados num êxtase sensual de formas e sensações, em breves espreitadelas de intimidade. Noutras, conseguimos sentir a dor, o desgosto e a solidão que, de alguma forma, nos é familiar, conscientemente ou não.Uma coisa é certa, as pinturas de Andrew tocam as nossas emoções. Elas trazem-nos àquele momento específico, e a pulsão passa através de nós numa energia libertadora, com a consciência de que todos nós, observadores, artistas e Arte, fazemos parte desse mesmo Todo.

Sofia Muller e Sousa
Curadora de Memories of Futures Past

A mostra pode ser vista de terça a domingo, das 10h00 às 18h00, até 24 de março. Os bilhetes podem ser adquiridos no local e custam 5 euros.

Autor:Texto de Ana Francisca Bragança
Artigo anteriorGigantes Da Idade Do Gelo E A Evolução Humana Para Ver Na Cordoaria Em Lisboa
Próximo artigoDigressão Da Glenn Miller Orchestra Em Portugal Passa Por Sete Cidades Em Março

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome