Exposição “Olhares Tácteis” convida invisuais à descoberta através dos sentidos

No Museu do Regimento de Sapadores dos Bombeiros de Lisboa decorre a iniciativa “Sentidos Sem Barreiras”, que inclui a exposição internacional de fotografia Olhares Tácteis, de Alain Mikli, com imagens aéreas da terra, da autoria do fotógrafo Yann Arthus-Bertrand, numa co-organização da Câmara Municipal de Lisboa e do Oculista das Avenidas, em parceria com a ACAPO, a proposta da mostra consiste em “ver, ouvir, saborear, tactear, cheirar e sobretudo sentir sem qualquer barreira”.

A “Sentidos sem Barreiras” inclui 12 fotografias tácteis em relevo, a preto e branco, criadas a partir de placas de acetato de celulose, graças ao trabalho de Alain Mikli, um desenhador de óculos, que permitem aos deficientes visuais partilharem as suas impressões com a sua família e os seus amigos. As imagens tácteis são acompanhadas de uma breve explicação em braille.

Tendo por objectivo alertar para a questão dos acessos a pessoas de mobilidade reduzida, nomeadamente invisuais, o museu e o evento “Sentidos Sem Barreiras” pretendem proporcionar aos visitantes uma experiência sensorial integrada com as peças do museu, a música ambiente, a aromaterapia, uma prova gustativa e a exposição Olhares Tácteis.

Com entrada gratuita, a exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 12 h00 e das 14h00 às 17h00, e aos sábados das 15h00 às 19h00.

Texto de Cristina Alves
Artigo anteriorDia Mundial da Música assinalado no Museu do Oriente com ateliers
Próximo artigoOquestrada actuam no Rossio, em Lisboa

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome