Fado Alfama 2025 Homenageia Maria Da Fé

O Festival Caixa Alfama regressa nos dias 26 e 27 de setembro de 2025 para mais uma celebração da canção nacional, no coração de Lisboa. Como já é tradição, o evento presta homenagem a uma personalidade marcante da história do fado, sendo que este ano a distinção vai para Maria da Fé, uma das maiores fadistas portuguesas.

Durante dois dias, “as ruas e vielas de Alfama serão palco de um encontro entre o património, a poesia e as vozes que dão vida ao fado. O festival reafirma-se assim como um ponto de encontro entre o público, os artistas e a tradição cultural portuguesa, património imaterial da humanidade”, anuncia a produtora Música no Coração em comunicado à imprensa.

O cartaz já conta com nomes de peso como a Homenagem a Maria da Fé, conduzida por José Gonçalez, numa noite dedicada à homenageada do festival; Gisela João, uma das mais reconhecidas vozes da atualidade, que regressa ao Caixa Alfama no dia 26 de setembro.

No mesmo dia atua também Katia Guerreiro, a celebrar 25 anos de carreira; Marco Rodrigues, um dos nomes do fado contemporâneo, sobe ao palco no dia 27 de setembro.
Maria da Fé, natural do Porto, é uma das mais respeitadas e admiradas fadistas portuguesas. Com uma carreira iniciada nos anos 60, conquistou tanto o público nacional como internacional com a sua voz e interpretação singular. Em 1975, fundou a icónica casa de fados Sr. Vinho, juntamente com o seu marido, José Luís Gordo, e com António Melo Correia. O Sr. Vinho tornou-se um dos mais importantes redutos do fado, lançando novos talentos e preservando a autenticidade deste género musical.

O espetáculo Em Casa d’Amália ao Vivo – Especial Maria da Fé irá celebrar a vida e a obra da fadista, contando com a sua presença e com outros grandes nomes do fado. A iniciativa faz parte do formato televisivo Em Casa d’Amália, um dos programas de sucesso da atualidade, vencedor do prémio de Melhor Programa de Entretenimento em Portugal.

Gisela João tem sido amplamente aclamada pela sua capacidade de reinventar o fado, aliando autenticidade e modernidade. Com um percurso premiado, a fadista promete trazer ao festival um alinhamento marcante, onde se destaca o seu novo registo discográfico inspirado no 25 de Abril e na liberdade.

Katia Guerreiro, com 25 anos de carreira, é uma das embaixadoras do fado a nível internacional. Médica de formação, tornou-se fadista por vocação e hoje é reconhecida pelo seu contributo à difusão da cultura portuguesa. No Caixa Alfama, promete um concerto retrospetivo que percorre toda a sua carreira.

Marco Rodrigues é um dos fadistas mais versáteis da sua geração. Em 2024, lançou um disco de tributo a Carlos do Carmo, um dos momentos altos da edição passada do festival. Este ano, regressa para mais um concerto no Palco Caixa.

Os bilhetes para o Festival Caixa Alfama 2025 já estão disponíveis nos locais habituais e online. Os preços variam consoante a data de compra: Até 30 de junho: Passe de 2 dias – 35 euros e Bilhete diário – 25 euros.

Autor:Texto de Tânia Fernandes
Artigo anteriorResistência Regressa Aos Coliseus Em 2026 Com O Concerto de Ano Novo
Próximo artigoOrnatos Violeta E Projeto Cantar Morangos Com Açúcar – 20 Anos No North Festival

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome