Começa já no dia 14 de janeiro, no Teatro Camões, o programa da 3.ª edição da bienal Artista na Cidade, que se prolonga ao longo de todo o ano, em várias salas de espetáculo e no espaço público da cidade. Faustin Linyekula, bailarino, coreógrafo, encenador e «contador de histórias» congolês é o artista convidado da edição de 2016.
Com o objetivo de dinamizar colaborações entre os vários agentes culturais, Faustin Linyekula fará uma residência artística em Lisboa. Apresenta, ao longo do ano, o seu trabalho, além de criações originais com artistas, estudantes e habitantes da cidade.
Faustin Linyekula tem um percurso nas artes performativas, mas a sua vertente artística não se esgota no palco. O artista tem vindo a desenvolver trabalho com artistas emergentes e comunidades vulneráveis com o objetivo de promover a experimentação, a formação artística e a circulação de ideias.
A edição de 2016 da bienal Artista na Cidade reúne como parceiros: Alkantara, Centro Cultural de Belém, Companhia Nacional de Bailado, Culturgest, Festas de Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, Maria Matos Teatro Municipal, São Luiz Teatro Municipal, Teatro Nacional D. Maria II e Temps d’Images Lisboa.
Pode ver o programa completo desta iniciativa aqui.
Por Tânia Fernandes













