Feira Do Livro De 2025 Já Abriu As Portas No Parque Eduardo VII

A 95ª edição da Feira do Livro de Lisboa arrancou esta terça-feira, 4 de junho, no Parque Eduardo VII, onde decorre até 22 de junho, com mais de 3.200 eventos.

Nesta edição a Praça Verde foi reconfigurada, passando a Feira a ter 8 espaços para eventos, entre auditórios e praças, e participam 960 marcas editoriais, distribuídas por 350 pavilhões, com mais de 85.000 títulos disponíveis.

A programação inclui cerca de 3200 eventos em 19 dias, entre lançamentos e apresentações de livros, workshops, sessões de autógrafos com autores nacionais e internacionais, debates, concertos (como por exemplo os concertos com artistas como Martim Seabra – 6 de junho, Comuns – 13 de junho e Teresa Salgueiro – 20 de junho, às sextas-feiras às 22h00, no Auditório Norte; na Praça LEYA, aos sábados, às 21h30, o Beatriz Nunes Trio – 7 de junho, o grupo NoA – 14 de junho, e o Clara Lacerda Trio – 21 de junho); entre muitas outras iniciativas.

A programação infantil foi reforçada, com destaque para o regresso do “Acampar com Histórias”, na Estufa Fria, oficinas promovidas pelas BLX – Bibliotecas de Lisboa e pelo Plano Nacional de Leitura, um Consultório de Leitura e sessões de clubes de leitura para crianças, jovens e famílias, e ainda algumas zonas para crianças nas praças das editoras, como por exemplo a da Penguin Random House, que traz de volta a inconformada Mafalda e o imortal Snoopy.

Entre os autores nacionais e internacionais vão marcar presença Jojo Moyes, Daniel Hurst e Ian Livingstone, Fátima Campos Ferreira, Isabel Rio Novo, Joana Marques, João Pedro George, José Eduardo Agualusa, Luís Osório, Manuel Alberto Valente, Maria Isaac, Miguel Sousa Tavares, Pilar del Río, Rui Couceiro e Teolinda Gersão, Rui Miguel Pinto, Lourenço Seruya, entre outros, pelo Grupo Porto Editora/ Bertrand.

A LEYA vai contar com a presença de Gary Stevenson, Penelope Douglas, Fabien Toulmé, Neyef, Ana Luísa Pais, a famosa dupla Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, Alice Vieira, Luísa Sobral, Ondjaki, Rodrigo Guedes de Carvalho, Isabela Figueiredo, Gabriel García Márquez e Emily Henry, entre outros.

Uma das autoras preferidas da pequenada: Rocío Bonilla, pela Editorial Presença; da Planeta Editora: Diana de Cadaval, José Rodrigues dos Santos, Fátima Lopes, Isabel Stilwell, e Sara Rodi; Regina Rodríguez Sirvent da Suma de Letras; entre muitos outros.

Nesta edição é também prestada homenagem a Pedro Sobral, antigo presidente da APEL, falecido no final de 2024, com a inscrição de algumas frases simbólicas proferidas pelo editor nas praças da Feira, como forma de celebrar o seu legado e paixão pelos livros.

Os CTT assinalam a sua ligação histórica ao evento com o lançamento de uma booklet de selos personalizados, com quatro emissões que retratam momentos marcantes da história da Feira, desde 1931 até à atualidade.

Com o objetivo de promover o acesso à leitura e à cultura, a edição deste ano reforça o compromisso com a sustentabilidade, a inclusão e a diversidade editorial. A iniciativa “Vamos plantar livros”, em parceria com a The Navigator Company, prevê a plantação de cerca de 7.000 árvores, como contrapartida simbólica à venda estimada de 700 mil livros.

A Hora H vai decorrer na última hora da feira, de segunda a quinta-feira, a partir da segunda semana, e vai permitir aos visitantes adquirir livros com descontos mínimos de 50%, em livros selecionados, nos pavilhões aderentes.

De regresso está também a iniciativa “Doe os Seus Livros”, promovida com a Entrajuda, que incentiva a partilha e o acesso à leitura.

O serviço de bengaleiro volta a disponibilizar o envio de livros por correio e o armazenamento temporário de objetos, permitindo aos visitantes circular com maior conforto, e a área de restauração apresenta 10 conceitos novos, e maior diversidade gastronómica.

A acessibilidade foi também melhorada, com novos acessos, casas de banho inclusivas, sinalética adaptada para daltónicos e formação especializada para os trabalhadores. A mobilidade sustentável é incentivada através de parcerias com algumas empresas de estacionamento, e aluguer de bicicletas e táxis.

A Feira do Livro vai funcionar de segunda a quinta-feira, das 12h00 às 22h00; sextas-feiras e vésperas de feriado, das 12h00 às 23h00; sábados das 10h00 às 23h00; e domingos e feriados, das 10h00 às 22h00.

Autor:Texto de Elsa Furtado e Francisco A. Fernandes e Fotografias de Francisco Mota
Artigo anteriorSkunk Anansie São Os Novos Cabeças De Cartaz Do Barrelas Summer Fest 2025
Próximo artigoPavilhão Julião Sarmento, Em Belém, Já Está Aberto Ao Público

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome