Festa do Cinema Italiano Ruma ao Porto entre 9 e 12 de Abril

cartaz_cinemaitalianoDepois do arranque em Lisboa, o 8 ½ Festa do Cinema Italiano ruma ao Porto, de 9 a 12 de abril, com nove filmes e uma sessão dedicada aos mais novos na Casa das Artes.

No Porto, o Festival de Cinema arranca na quinta-feira, 9 de abril, às 21h30, com a exibição de Il Giovane Favoloso, de Mario Martone, um filme sobre o grande poeta italiano Giacomo Leopardi.

No dia seguinte, às 18h30, Torneranno i Prati, de Ermanno Olmi, um grande mestre do cinema italiano, mostra uma noite cheia de neve, silêncio, cansaço, medo e resignação nas trincheiras do planalto do nordeste italiano, no final da Primeira Guerra Mundial. Mais tarde, às 21h30, viajamos até ao mundo da ”ndrangheta, uma das organizações mafiosas mais poderosas do mundo, em Almas Negras/Anime Nere – o filme vencedor do festival, de Francesco Munzi, um filme noir de extraordinária força emotiva e coerência narrativa, em estreia em Portugal.

Sábado, dia 11 de abril, as sessões têm início às 16h00, com Il treno va a Mosca, de Federico Ferrone e Michele Manzolini, documentário sobre um grupo de habitantes que, em 1957, vive numa pequena aldeia quase inteiramente comunista e organiza uma viagem até à “terra prometida”, a União Soviética, uma oportunidade raríssima naquela época, especialmente para pessoas de condição tão humilde. Às 18h00, Asia Argento mostra-nos Incompresa, um retrato autobiográfico de uma infância surreal, por vezes, leve e outras perturbadora, na Itália dos anos 80, com Charlotte Gainsbourg. Às 21h30, Noi e la Giulia, de Edoardo Leo, é uma comédia, grande sucesso de bilheteira em Itália, sobre três amigos de quarenta anos que decidem fugir da cidade e iniciar um projeto de turismo rural no sul de Itália, onde se deparam com Vito, um mafioso extravagante, que faz parte do clã que controla a região.

Domingo, Topo Gigio dá início ao último dia da Festa do Cinema Italiano no Porto, às 11h00, com um laboratório infantil dedicado a crianças entre os três e os seis anos e excertos de filmes e atividades didáticas. Às 16h00, o festival leva-nos até uma das mais belas e desconhecidas regiões de Itália, no sul do país, Basilicata. Basilicata Coast to Coast, de Rocco Papaleo, é uma comédia musical, onde um grupo de músicos atravessa esta região de costa a costa, num percurso divertido e lunático. Às 18h30, é apresentada a antestreia Il Ragazzo Invisible – O Rapaz Invisível, de Gabriele Salvatores, sobre um adolescente que descobre um fato que tem superpoderes e o torna invisível. Ficção e comédia, num filme rico em emoções.

Na sessão de encerramento, domingo, às 21h30, é apresentada a comédia La Sedia Della Felicità, de Carlo Mazzacurati, sobre a busca por uma cadeira onde poderá estar escondida uma verdadeira fortuna.

Os bilhetes custam 3,50 euros (normal), 2,50 euros (estudante, sénior ASCIP) e 0,50 euros (membros do Cineclube do Porto).

A Festa do Cinema Italiano segue depois para Évora de 15 a 18 de abril, Caldas da Rainha de 25 a 27 de abril, Loulé de 1 a 3 de maio e Coimbra de 5 a 7 de maio e além-fronteiras, viajando para Angola e Moçambique.

Texto de Sandra Mesquita

Artigo anteriorMuseu do Oriente Promove Workshops de Gamelão
Próximo artigoPaulo Ossião Regressa à Galeria de Arte do Casino Estoril

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome