As Festas de Lisboa arrancam já no próximo dia 1 de junho e celebram o Centenário Do Parque Mayer, e os 135 anos de Fernando Pessoa, com muita música portuguesa e diversão à mistura.
O programa inclui mais de 40 eventos, de diferentes expressões artísticas, como concertos, espetáculos, exposições, desfile das Marchas Populares e 16 arraiais.
O arranque oficial tem lugar na noite de dia 1, no Terreiro do Paço, a partir das 22h00, com um concerto que contará com as presenças de Ana Bacalhau, António Zambujo, Áurea, Conan Osiris e Marta Ren, acompanhados pela Orquestra Pop Portuguesa, sob a direção do Maestro Jan Wierzba, num espetáculo que conta com direção artística de Luis Varatojo.
O ponto alto está reservado para dia 12 com a celebração dos Casamentos de Santo António na Sé de Lisboa e no Salão Nobre dos Paços do Concelho e o desfile das Marchas Populares na Avenida da Liberdade.
As marchas, que este ano celebram o Centenário do Parque Mayer, ali bem pertinho do local da apresentação na Avenida, e que inspira o tema da Grande Marcha. A primeira apresentação tem lugar a 2,3 e 4 de junho na Altice Arena, como já é habitual.
O Fado no Castelo vai ter duas grandes noites surpreendentes, a partir das 21h30, na Praça de Armas do Castelo de São Jorge, com dois concertos especiais que juntam Sara Correia e Stereossauro no dia dia 16, e Kátia Guerreiro e o rapper Jaca no dia 17.
No dia 29, destaque para o Concerto Sinfónico de Verão, nos Jardins da Torre de Belém, que reúne cem vozes do Coro do Festival de Verão e a Sinfonietta de Lisboa, sob a direção dos maestros Paulo Lourenço e Cesário Costa, com vários solistas convidados.
No dia 30, a partir das 22h00, cabe a Miguel Araújo apresentar Dança de Um Dia de Verão, que convida Bárbara Tinoco, Os Quatro e Meia e Tatanka, para um concerto que promete ser memorável, com a Torre de Belém e o Rio Tejo como cenário.
De destacar ainda o 5º aniversário do LU.CA no dia 1 de junho, os 135 anos do nascimento de Fernando Pessoa, o espetáculo de música teatral 100 Amália no Teatro São Luiz, o Dia da Marinha no Tejo (a 24 de junho), a Festa do Japão, e a iniciativa Zé Povinho em Festa! (nos dias 4, 11, 18 e 25 junho, às 11h00), no Museu Bordalo Pinheiro.
O cinema, a literatura, o teatro e outros projetos artísticos ocupam vários locais um pouco por toda a cidade, na sua maioria com entrada gratuita; e ainda eventos de Gastronomia e Cultura Popular, dança, pintura, fotografia, DJs e atividades para famílias.
A maioria dos eventos tem entrada gratuita e a programação completa pode ser vista aqui.



















