Festival Batuta Anima Sines De 24 A 26 De Novembro

A 2ª edição do Festival Batuta, dedicado à música clássica, regressa este fim de semana a Sines, com concertos e iniciativas paralelas, depois de ter sido cancelado em 2020 devido à pandemia do Covid-19.

O festival, que vai decorrer entre os dias 24 e 26 de novembro, vai levar à cidade de Sines cinco concertos de música clássica, com destaque para o recital de Pedro Burmester, um dos mais reconhecidos pianistas portugueses. Esta edição está integrada nas Comemorações dos 659 anos do Município de Sines.

O programa de concertos inicia-se no dia 24, Dia do Município, com a apresentação da obra As Quatro Estações de Antonio Vivaldi, pelo violinista João Pedro Cunha, acompanhado por um quinteto de cordas formado por solistas internacionais. Apresentam-se no auditório do Centro de Artes de Sines, às 18h00.

Ainda no Dia do Município, às 21h30, no Pavilhão Multiusos de Sines, realiza-se um concerto pela Banda de Música da Força Área, constituída por instrumentistas de primeiro plano distribuídos pelos naipes de sopros, percussão e cordas. O concerto é dirigido pelo maestro principal, o major António Rosado, assistido pelo maestro capitão Rui Silva e o tenente Artur Rouquina.

No dia seguinte, 25 de novembro, às 21h30, sobe ao palco do Centro de Artes de Sines o pianista Pedro Burmester.

No dia 26 de novembro, às 19h00, também no auditório do Centro de Artes de Sines, atua o duo de marimbas Abmiram Ensemble, formado pelos percussionistas Vasco Ramalho e Pedro Branco.

O concerto de encerramento do festival, dia 26, às 21h30, no Pavilhão Multiusos de Sines, junta a Orquestra de Sopros do Algarve, dirigida pelo maestro João Rocha, com a soprano Sofia Escobar. Vão interpretar a Sinfonia n.º 2 Mare Nostrum Op. 124, de Jorge Salgueiro, obra inspirada pela epopeia dos navegadores portugueses.

O festival inclui também um programa de iniciativas paralelas, com um ensaio aberto (dia 24), dois workshops de percussões de rua, um para estudantes (dia 25) e outro para seniores (dia 26) e uma arruada pelo centro histórico de Sines (dia 25).

Os bilhetes para os concertos do festival são gratuitos e poderão ser levantados na recepção do Centro de Artes de Sines e no Atendimento Municipal em Porto Covo.

A programação completa pode ser vista aqui.

É obrigatório o uso de máscara e o cumprimento das demais restrições que possam vir a ser impostas pelas autoridades de saúde.

Autor:Texto de Ana Francisca Bragança
Artigo anteriorTeatro Experimental De Cascais Apresenta Beatrix Cenci
Próximo artigoTeatro Carlos Alberto Acolhe La Scortecata De Emma Dante

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome