Festival da Paisagem 2014 anima Municípios do Território Geopark Naturtejo durante o mês de Maio

Festival da Paisagem_Final (1)Tal como acontece em 59 geoparques por toda a Europa, também os municípios que constituem o Geopark Naturtejo, sob o selo da UNESCO, dedicam um mês à paisagem, à cultura local, à sustentabilidade ambiental, aos patrimónios e aos produtos da terra, com uma ´serie de atividades num num programa diversificado com início a 15 de maio.

As localidades de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Nisa, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão, unem-se nesta iniciativa como um único território que oferece experiências diferenciadoras e bem estruturadas, num inteligente e sustentável, único na região, de promoção territorial, em Portugal e nos mercados turísticos internacionais.

Este ano o destaque vai para os sabores tradicionais, com a organização do I Festival Gastronómico Sabores do Rio organizado pela Freguesia de Santana, Nisa, onde não faltarão os sabores, os produtos da terra e a descoberta do património à beira Tejo.

Para além disso, o Festival da Cereja de Montes da Senhora oferece também um passeio turístico pelo concelho de Proença-a-Nova e um desfile de trajes tradicionais feitos com materiais reciclados, em Sobreira Formosa.

O Festival do Borrego de Rosmaninhal é já uma referência regional que atrai multidões a esta localidade da raia para provar as mil e uma maneiras de confecionar o borrego certificado da região.

Os percursos pedestres e as visitas temáticas são já uma referência do Festival da Paisagem. Por montanhas imensas destaca-se a referência do pedestrianismo que é a GeoRota do Orvalho, mas também os Trilhos do Estreito pela Grande Rota do Muradal-Pangeia. Igualmente aliciantes são as propostas em Vale de Souto, Madeirã e Isna, em Oleiros, e Espinho Grande, em Proença-a-Nova.

Nas visitas temáticas destaque-se o “Caminho da Diabólica” ,em Monsanto, e  “O Barrocal é nosso. Pedras com Identidade”, uma iniciativa em Castelo Branco criada a partir de um projecto desenvolvido pela Naturtejo para a cidade.

A pensar no público escolar, estão previstos diversos programas educativos, com destaque neste âmbito para o teatro infantil Minérios organizado em Idanha-a-Nova e a “Festa do Ambiente” em Vila Velha de Ródão, em colaboração com a Comissão Nacional da UNESCO e o Fórum Português de Geoparques.

O Festival da Paisagem 2014 encerra com a organização do I Congresso Nacional de Turismo Rural, sob o tema “Turismo, Território e Património”, que irá decorrer em Oleiros nos dias 20 e 21 de Junho, mas que se desenvolve, descentraliza e se multiplica em iniciativas, numa escala nacional, já a partir do dia 15 de Maio, com o Encontro Regional de Turismo Rural, organizado com o apoio das entidades regionais de Turismo Porto e Norte de Portugal e Algarve, em Viana do Castelo e Loulé, respectivamente.

Texto de Susana Sena Lopes

Artigo anteriorFundação Rui Osório de Castro organiza exposição beneficiente na Cidadela Art District
Próximo artigoTomba Lobos no Tivoli Terraço

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome