A 57ª edição do Festival de Sintra vai decorrer de 15 a 25 de junho, e conta com direção artística de Martim Sousa Tavares.
O programa de 2023 inclui concertos, sessões de cinema, dança, espetáculos para famílias e infância, palestras, workshops e outros formatos.
Para a edição deste ano esperam-se mais de cinquenta artistas distribuídos por mais de trinta eventos, “com grande aposta no talento emergente e em formatos novos de programação”.
Martim Sousa Tavares destacou aquando a apresentação desta edição que: “a partir deste ano, o público poderá contar com uma maior irreverência e originalidade, com uma oferta que vai de caminhadas-concerto na natureza, uma delas ao nascer do sol no dia de solstício de verão, a um duelo de pianistas, formato que era imensamente popular no século XIX e que aqui recuperamos, colocando frente-a-frente os virtuosos Raul da Costa e Vasco Dantas Rocha. Também iremos pela noite adentro com concertos crossover que não serão tão clássicos e onde teremos Angélica Salvi, Filho da Mãe, Tiago Sousa, entre outros. Para quem ainda não sabe que gosta de música clássica, oferecemos um ciclo de cinema com sete sessões que antecedem concertos específicos, convocando um diálogo entre a sétima arte e a música clássica”.
O Festival de Sintra reforça a aposta em artistas em afirmação no plano internacional e em estreia em Portugal como Kristine Balanas, Alois Mühlbacher, Jonatan Alvarado, a Orchestra Canova ou o Quarteto Accord. Ao mesmo tempo, é significativo o espaço dado a artistas nacionais, convocando nomes como Os Músicos do Tejo, Cupertinos, Ensemble Bonne Corde, Real Câmara, João Barradas, António Rosado, Coro Ricercare, Raquel Camarinha ou Joana Gama.
O itinerário de concertos pelos Palácios inicia-se no Palácio Nacional de Queluz, a par com o primeiro dia do Festival de Sintra. No dia 15 de junho, pelas 18h30, acontece o concerto O Funchal em Londres – Concerti Grossi, de António Pereira da Costa acompanhado pelo Ensemble Bonne Corde, e traz em uníssono um concerto e um lançamento de CD.
No dia 16 de junho, o concerto de Angélica Salvi chega à Sala da Música do Palácio de Queluz, pelas 23h00. A música da harpista espanhola Angélica Salvi situa-se entre a memória, familiaridade e relações.
A Sala dos Cisnes do Palácio Nacional de Sintra será palco para o concerto de Joana Gama O Livro dos Sons, de Hans Otte, no dia 19 de junho pelas 23h00. Ao piano, Joana Gama vai maravilhando novos públicos.
No dia seguinte, 20 de junho, pelas 18h30 chega ao Palácio de Monserrate o concerto de João Barradas. O programa apresenta obra de de Rachmaninoff cujo repertório foi pensado inicialmente para piano, ganha agora uma nova cor no acordeão, abrindo portas a um diferente universo tímbrico.
O Duelo de Pianistas decorre no Palácio de Seteais, a 20 de junho. Raúl da Costa e Vasco Dantas põem-se à prova, num duelo épico entre dois dos mais conceituados pianistas portugueses, apurando qual o mais ágil e habilidoso na técnica deste instrumento.
Na noite de dia 21 de junho chega a vez do Palácio Nacional de Sintra, que recebe o Quarteto Accord. Neste concerto, o Accord Quartet apresenta um programa que aborda a relação de György Ligeti com a música de Béla Bartók.
O Palácio Nacional de Sintra volta a receber o Festival de Sintra no dia 22 de junho, às 21h30, com as Vozes de Bronze: O cancioneiro de Carlos Gardel, num concerto de Jonatan Alvarado e convidados. Este concerto apresenta uma coleção de canções do álbum Voces de Bronce, dedicado à música popular argentina da primeira metade do século XX.
O itinerário de concertos nos palácios encerra às 21h30 do dia 23 de junho com Stravaganza: Árias para castrato, no Palácio Nacional de Queluz. O programa apresentado tem por inspiração um momento histórico que envolve aqueles que terão sido os mais famosos castrati: Francesco Bernardi — ‘Senesino’ e Carlo Broschi — ‘Farinelli’.
Um dos pontos de destaque nesta edição do Festival de Sintra é a renovação de públicos, e nesse sentido, o Festival propõe não só artistas e horários mais propícios a um público mais jovem, mas também oferece um bilhete gratuito para um concerto à escolha no Centro Cultural Olga Cadaval a todos os residentes no Concelho de Sintra que tenham até 18 anos de idade.
A programação completa pode ser vista aqui.
Os bilhetes podem ser adquiridos online e nos postos de turismo de Sintra.


















