Mais de 60 mil pessoas já passaram pela 7ª edição do “Festival Internacional de
Chocolate de Óbidos“, que decorre na vila Medieval do Oeste, desde o dia 5 de Março e está previsto terminar no próximo domingo dia 15, este ano dedicado às “Histórias de Amor”.
Pela primeira vez organizado em Março e com um tempo convidativo e primaveril, a edição de 2009 tem tido um elevado número de visitantes, o que motivou os comerciantes a pedirem o prolongamento da data de encerramento desta 7ª edição. Uma decisão que só será conhecida amanhã, sexta-feira dia 13, segundo apurou o Canela & Hortelã, junto da Câmara de Óbidos.
No festival deste ano, os visitantes encontram demonstrações de chocolate molecular e chocolaterapia (terapias à base de chocolate), uma programação variada que inclui um Concurso Internacional de receitas de chocolate, o concurso Chocolatier português do ano, concurso de montras de chocolate, uma exposição de esculturas em chocolate com peças inspiradas em várias
“Histórias de Amor”, uma passagem de modelos, no dia 13 à noite, uma casa de chocolate exclusiva para as crianças e ainda cursos de chocolateria e venda de chocolates, nas diversas barraquinhas espalhadas pelo recinto, com decoração alusiva ao “reino dos doces”.
Possibilidade de experimentar e comparar os vários tipos de chocolate existente, as suas aplicações e derivados, provar espetadas de fruta, de marshmallows cobertas de chocolate de leite ou de chocolate branco, o “melhor bolo de chocolate do mundo”, fondue de chocolate, beber chocolate quente ou cacau, e provar a tradicional ginja de Óbidos em copos de chocolate.
Os restaurantes e os bares da região também participam na iniciativa com menús especiais, à base do chocolate,
espectáculos de música, de magia e um torneio de golfe completam a animação.
O recinto do evento funciona de segunda a quinta-feira, entre as 15 e as 23 horas, com prolongamento até à meia-noite à sexta-feira e ao sábado, ao fim-de-semana o festival abre às 10h00 e encerra às 20h00 no domingo. Os bilhetes custam 5 euros para os adultos e são gratuitos até aos 12 anos de idade.
fotos: Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal de Óbidos
















