Está a decorrer mais uma edição do Festival de Jazz Valado dos Frades, na Nazaré, com direção artística de Adelino Mota, um evento criado pela Biblioteca de Instrução e Recreio (BIR), e o único apenas dedicado ao Jazz português.
O programa inclui mais 5 concertos, que irão decorrer na Sala da BIR, com a participação de grandes nomes do jazz nacional, como: Maria João, Sérgio Carolino, Michael Lauren, Carlos Barretto, Hugo Alves, Jeffery Davis, Mário Delgado, João Paulo Esteves da Silva, José Salgueiro, Demian Cabaud, entre outros.
Hoje pelas 22h00 tem lugar o Prémio Jovens Músicos 2016 – Categoria Combo de Jazz, na sala da BIR; sábado 6 de maio, pelas 22h00, é a vez de Michael Lauren All; no domingo pelas 16h30 é a vez de Pedro Melo Alves´Omniae Ensemble; na quinta feira, 11 de maio, pelas 22h00 atuam o Transporte Colectivo – José Salgueiro; sexta, dia 12 de maio pelas 22h00 sobem a palco os Wise Connections Quartet e no sábado, dia 13 de maio, pelas 22h00, é a vez do Quinteto de Gonçalo Marques.
De referir ainda que no Dia Internacional do Jazz, data que se comemora a 30 de abril, e a que arrancou o Festival, os Dixieland levaram a música para a rua num concerto de Tributo a Frank Sinatra, no Cine-Teatro da Nazaré, e que teve como convidado Carlos Alberto Moniz.
Desde a sua criação, já passaram pelo festival alguns músicos internacionais, mas, mantendo os objetivos artísticos, a 20ª edição do Festival de Jazz continua a valorizar os músicos nacionais e a diversidade dentro do jazz português.




















