Festival Jazz Manouche De Almada Regressa Com Grandes Nomes Da Música Cigana

De 16 a 18 de maio, o Cine Incrível em Almada recebe a quarta edição do Festival Jazz Manouche, um evento que celebra a tradição do jazz cigano.

O Jazz Manouche, que nasceu com o guitarrista Django Reinhardt e o Quinteto do Hot Clube de França, combina a energia do swing com a identidade musical cigana. Este ano, o festival conta com artistas dos Países Baixos, França e Portugal, refletindo a crescente popularidade deste género musical.

A programação abre no dia 16 de maio com Mozes Rosenberg, um guitarrista cigano dos Países Baixos que cresceu numa família de músicos e se destacou desde cedo pelo seu virtuosismo. Influenciado por nomes como Paco de Lucía e George Benson, Mozes já atuou em festivais de renome, como o Jazz in Marciac e o North Sea Jazz. O público pode esperar uma atuação marcada pela técnica impressionante e por um repertório que inclui clássicos do jazz cigano, standards de jazz e até influências pop.

No dia 17 de maio, sobe ao palco Favino Lorier, um guitarrista e violinista francês que mantém viva a tradição musical Sinti. Com um estilo nostálgico e autêntico, Favino tem vindo a afirmar-se como um dos grandes nomes da nova geração do jazz manouche, tendo já passado por festivais como o Festival de Fontainebleau e o Festival Django LH em Barcelona.

O festival encerra no dia 18 de maio com os portugueses Pompadelic Swing Orchestra. Criado em 2023, o grupo tem a guitarra manouche como protagonista, apostando na fusão entre ritmo pulsante, improvisação e swing energético. Depois de se estrearem no Festival Magos da Guitarra, em Lamego, e de lançarem o single “Fleche d’Or” este ano, preparam agora o seu primeiro EP, que será apresentado em 2025.

Além dos concertos, o Festival Jazz Manouche de Almada inclui, no dia 18 de maio, uma aula de dança com a Escola Blues & Swing Lisboa, dedicada às danças vintage associadas a este género musical.

Os bilhetes diários têm um custo de 15 euros, enquanto o passe para os três dias do festival custa 30 euros.

Organizado pela Alma Danada – Associação Criativa, com o apoio da Câmara Municipal de Almada e da União de Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas, o festival promete três dias de música, dança e cultura no Cine Incrível.

Autor:Texto de Tânia Fernandes
Artigo anteriorOUT///FEST Regressa A Cascais A 17 De Maio
Próximo artigoComendatio Music Fest Invadem Tomar Em Junho

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome