Entre 12 e 14 de maio, a Biblioteca Municipal Florbela Espanca, em Matosinhos, recebe a edição de 2017 do Festival Literário LeV-Literatura em Viagem.
O LeV de 2017 tem como tema de discussão principal a Europa, e o mote “Abel e Caim, irmãos europeus”, que levaram a vários momentos interessantes de discussão entre os autores presentes.
A edição deste ano conta com mais de uma dezena de escritores nacionais e estrangeiros, nomeadamente o britânico David Mitchell, autor do Cloud Atlas (Editorial Presença, 2012) que esteve na lista final do prestigiado Booker Prize; a canadiana Rachel Cusk, que tem sido nomeada para alguns importantes prémios internacionais, e o seu Arlington Park teve edição portuguesa, pela ASA, em 2009.
E ainda o galardoado espanhol Jesús Carrasco, que em 2016 recebeu o European Union Prize for Literature pelo romance La Tierra Que Pisamos, e cujo livro Intempérie foi editado pela Marcador em 2014.
Para mergulhar na identidade clássica, a organização convidou a vencedora do Prémio Camões em 2015, Hélia Correia e Frederico Lourenço, vencedor da última edição do Prémio Pessoa e tradutor da Bíblia.
Estes dois autores revisitarão a Grécia e o património intelectual que nos une, numa época em que os ideais do viajante e a universalidade da literatura e da cultura estão sob ameaça – na Europa e no resto do mundo.
O LeV de 2017 é organizado pela Câmara Municipal de Matosinhos.









