É uma das novidades da zona de Belém, bem junto ao rio, e com uma vista e vizinhança de luxo, falamos do restaurante FYSH Belém, propriedade do grupo Fullest, e que abriu recentemente (a 23 de abril).
O novo espaço de restauração da Capital é dedicado ao peixe e aos produtos vindos do mar, e veio ocupar o espaço anteriormente do Café In (em partilha com o MöTAO), bem perto do MAAT, da Central Tejo e ainda a um curto passeio a pé, do Museu Nacional dos Coches – um dos ex-libris de Belém.
A sala é espaçosa, requintada, mas ao mesmo tempo acolhedora, com uma iluminação suave, e dominada pelos tons e motivos marítimos. Aqui o peixe e o marisco são a atracção principal, seja no painel de sardinhas Bordallo Pinheiro logo na porta, na “banca” de peixe na entrada, onde o cliente pode escolher o que quer comer (e como comer: grelhado, cozido, ao sal ou no pão, no forno ou à basca), no enorme aquário instalado ao lado do balcão com lavagantes e lagostas vivos, ou nos pequenos aquários (cada um com um peixinho diferente), que decoram cada mesa da sala de refeições.
Nas mesas, o azul petróleo domina, quer nos azulejos das mesas, nos copos e nos pratos do serviço, ou nas cadeiras aveludadas.
Na zona lateral, uma parede vidrada permite desfrutar da vista deslumbrante. O Rio Tejo, a ponte e os barcos que por ali circulam, de recreio ou tradicionais, fazem desta localização especial e privilegiada.
No exterior, uma esplanada com bar e uma cozinha aberta, permitem desfrutar da paisagem nos dias mais quentes, sem hora para terminar.
A elegância do espaço é acompanhada pela qualidade da carta, que aposta nos pratos de peixe, de marisco, e na Gastronomia Tradicional Portuguesa.
A carta é da responsabilidade de Gonçalo Fernandes (um dos fundadores do grupo Fullest) e da sua equipa, com algumas sugestões do Chefe Pedro Quintas, do FYSH Saldanha, e que aqui trabalha em articulação com o Chefe João Oliveira, agora aos aos comandos da Cozinha de Belém.

A ideia é a carta ser igual, apostando assim numa homogeneidade e numa linha de continuidade e de identidade do grupo, segundo explicou ao CH Magazine o Chefe, podendo eventualmente, vir a surgir algum prato especial no espaço de Belém (mas só o tempo o dirá).
Novo no grupo Fullest, apaixonado pela profissão, o Chefe João Oliveira, natural de Setúbal, confessa que o peixe é a sua especialidade, é apologista de pratos confeccionados com produtos frescos, de qualidade, com sabor e realizados com amor, e partilha ainda que: “é isso que faz toda a diferença”.
Entre as especialidades da carta, o destaque vai para os Ovos Rotos com Pata Negra e Carabineiros; o Ceviche de Peixe Branco com gelado de pimentos assados; ou as ostras, nas entradas (sem esquecer as tradicionais Amêijoas à Bulhão Pato ou às Gambas ao Alho).
Entre os pratos principais: a Lula com manteiga montada e acompanhada por arroz de berbigão; a Lagosta à Basca acompanhada com batatas fritas; os Lagostins Grelhados com legumes e batatinhas assadas; a Travessa Fysh (selecção de peixes e mariscos da montra do dia para duas pessoas) com batatas novas e legumes; e o Peixe ao Sal, (escolhidos pelo cliente na “montra” na hora) são algumas das estrelas da carta. Para os fãs de carne, recomenda-se o Bife do Lombo com molho casa (BYF Steakhouse do mesmo grupo), ou o Prego do Lombo.
Nas sobremesas, o destaque vai para a Mousse de Chocolate com vinho do Porto, Carpaccio de Abacaxi com pimenta rosa e gelado de lima, Leite Creme (que pode ou não ser queimado na hora), ou o Pudim de Ovos.
É possível acompanhar os pratos com cocktails de autor, sumos, águas, cervejas, sangrias, vinhos nacionais (à garrafa ou ao copo) e até champagne, o que não falta são opções.
Destaque também para o atendimento, simpático e atencioso, com o serviço à mesa de estilo clássico (para certos pratos – como os Lagostins Grelhados ou o Peixe ao Sal).
Uma refeição aqui pode custar em média 50 euros, mas também pode passar dos 100 euros por pessoa, há pratos e bebidas para todos os gostos. Para quem quiser prolongar a noite, é só dar um passinho até à porta ao lado, e desfrutar do MöTAO.

O FYSH Belém fica na Avenida de Brasília, em Belém, junto ao rio, e funciona diariamente das 12h00 às 23h00. O Fysh Bar (na esplanada) funciona todos os dias, entre as 11h00 e as 2 horas, nos meses de primavera e verão.


















