Gravuras de Goya em exposição no Centro Cultural de Cascais

goya_cartazO Centro Cultural de Cascais acolhe entre 29 de junho e 8 de setembro, a exposição de três séries de gravuras de Francisco de Goya. “Os Caprichos”, “Os Desastres da Guerra” e “Provérbios” ou “Disparates” constituem esta mostra inédita em Portugal.

A oposição entre o lado cru dos conflitos armados e a glorificação dos vitoriosos é a temática de “Desastres da Guerra”. Já “Os Caprichos” retrata, segundo o próprio artista espanhol, “os erros e os vícios humanos”, expondo de forma satírica a sociedade da sua época. Por fim, “Provérbios” ou “Disparates”, um dos mais enigmáticos trabalhos do pintor, tem sido alvo das mais diversas interpretações.

O espanhol Francisco de Goya (1746-1828) destacou-se pelo seu experimentalismo, opondo-se a uma arte académica que representava a tradição. A sua visão dramática de uma época decadente deu origem a um novo conceito de arte, no qual o artista é testemunho do tempo em que vive, convertendo as vicissitudes sociais em protagonistas das obras.

As séries de gravuras de Goya podem ser visitadas no Centro Cultural de Cascais, de terça a domingo, entre as 10h00 e as 18h00. A entrada é livre.

Texto de Alexandra Gil
Artigo anteriorFeira de Artesanato do Estoril regressa no final do mês
Próximo artigoEvento na Enoteca de Belém aguça apetite para Caminho de Salomão

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome