Guimarães organiza a primeira edição da Contextile 2012, trienal de arte têxtil contemporânea

A primeira edição da Contextile 2012, trienal de arte têxtil contemporânea, organizada pela Guimarães 2012 – capital europeia da cultura, em parceria com a Ideias Emergentes, e vai decorrer de 1 de setembro a 14 de outubro.

A trienal integra residências artísticas, exposições, workshops e conferências, tendo como principal tema o têxtil. O objetivo desta iniciativa é o de promover o diálogo entre artistas, criadores e a comunidade, contribuindo assim para a valorização da arte têxtil e para o desenvolvimento das indústrias culturais e criativas. Serão dadas a conhecer aos visitantes as obras de novos artistas assim como a valorização da utilização do têxtil em abordagens mais inovadoras e diferentes.

O programa da Contextile 2012 inclui uma exposição internacional na Casa da Memória em Guimarães, residências artísticas como Bordado de Guimarães com Mónika Jarg, que é a artista convidada para esta residência e irá desenvolver o seu projeto em parceria com uma artesã vimaranense; exposições satélites como Arquivo Fabril e Gisela Santi na Casa da Memória e no Arquivo Municipal respetivamente; também uma conferência para promover o debate sobre o futuro da Arte Têxtil Contemporânea no Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor nos dias 2 e 3 de outubro de 2012, e várias intervenções artísticas públicas.

Texto de Joana Resende
Artigo anteriorAllen Wong expõe na Galeria de Arte do Casino Estoril
Próximo artigoGraham’s renova gama de Tawnys

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome