Gulbenkian Música apresenta grande produção com Ópera de Lyon e Barbican Centre, Émilie

A Gulbenkian Música apresenta uma  grande produção em estreia em Portugal, com a Ópera de Lyon e Barbican Centre, Emilie. Os espectáculos são a 17 de Janeiro, às 21h00 e a 18 de Janeiro às 19h00, no Grande Auditório.

 Emilie du Châtelet está à beira de embarcar na última das viagens. Pressentindo a morte, faz contas à vida, lembra os amores, os medos, os arrependimentos e as culpas, ao mesmo tempo que passa para livro a forma como gostaria de ser recordada.

A partir do libreto de Amin Maalouf, escritor libanês, a compositora finlandesa Kaija Saariaho criou a música para esta ópera encenada em Portugal com o selo de originalidade de Vasco Araújo e André e. Teodósio, cocriadores artísticos e cénicos. A Orquestra Gulbenkian é dirigida pelo maestro Ernest Martinez-Esquierdo e a soprano é a canadiana Barbara Hannigan. Esta ópera resulta de uma coencomenda da Fundação Gulbenkian, Opera de Lyon e Barbican Centre de Londres. É agora apresentada no Grande Auditório, depois de ter estreado na Ópera de Lyon, em 2010.

O libreto centra-se na fascinante figura de Émile de Châtelet (1706-49), a aristocrata que se tornou uma das primeiras mulheres a dar um contributo decisivo para o mundo da ciência. Escrita em forma de monólogo, em nove cenas vamos conhecer esta mulher brilhante, que foi amante de Voltaire, a quem a proximidade da morte fez despertar medos, culpas, arrependimentos e amores.

Este espectáculo está inserido no ciclo Teatro/Música da Gulbenkian Música, programado em parceria com o Teatro Maria Matos. O preço dos bilhetes é dos 11,00 euros aos 22,00 euros, conforme o lugar escolhido.

Por Clara Inácio

 

Artigo anteriorBertrand edita Uma História por Contar de Monica Ali
Próximo artigoCCB recebe música antiga com Os Músicos do Tejo

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome