A Hippotrip é a grande novidade dos passeios turísticos em Lisboa em 2013. A viagem é feita a bordo de um veículo anfíbio que faz parte do percurso em terra e outra no rio.
Como qualquer outra viagem de sightseeing percorre os principais pontos turísticos da capital: parte de Alcântara em direção ao Cais-do-Sodré pela Avenida 24 de Julho, passa pelo Terreiro do Paço, Rossio, sobe a Avenida da Liberdade, dá a volta ao Marques de Pombal, contorna o Jardim da Estrela e desce para Belém. Este autocarro de características invulgares não passa despercebido a quem passa na rua. Transporta turistas, mas é, ele próprio, alvo de todas as atenções e amplamente fotografado à passagem.
O grande momento, ansiosamente aguardado por todos aqueles que nele embarcam, dá-se a quando da sua entrada no rio. A emoção é amplificada ao som de “Assim Falou Zaratustra”, de Richard Strauss. E suavemente, sem splash ou salpicos, o passeio continua frente à torre de Belém. Lola, o nome com que é carinhosamente apelidado este “grande camião” regressa ao alcatrão frente à Torre VTS do Porto de Lisboa e continua em direção ao ponto de partida.
A bordo, com o motorista, segue um animador que, no papel de guia, revela um pouco das histórias por detrás da História, entre muitos outros disparates que nunca terão espaço em qualquer compêndio escolar. A aposta aqui é claramente na diversão dos passageiros, mais do que na componente educativa. Todos são compelidos a participar na algazarra promovida pelo guia, cujo grito de guerra “hippo, hippo hurray” é proferido com frequência durante do percurso. Especialmente em zonas de maior afluência de turistas.
A viagem em que participámos foi feita somente em português, uma vez que não havia estrangeiros a bordo, mas pode também ter uma versão inglesa. Admite-se alguma dificuldade em imaginar o resultado da tradução selvagem das piadas ouvidas ao longo do percurso. Certamente pouco acessíveis a quem navega por outros territórios.
A Hippotrip tem várias saídas diárias da Doca de Santo Amaro, em Lisboa. O percurso turístico tem uma duração aproximada de 90 minutos. Os bilhetes de adulto custam 25 euros, os de criança (2 aos 16 anos) e sénior (mais de 65 anos) custam 15 euros.











