Homenagem A Ruy De Carvalho Pelos 80 Anos De Carreira

Homenagem a Ruy de Carvalho - Teatro Nacional D. Maria II

Em novembro de 2022, Ruy de Carvalho assinalou oito décadas dedicadas aos palcos, e o TNDMII, o seu público e o Ministério da Cultura homenagearam-no.

Possui um vasto e premiado percurso, estreou-se no teatro em 1942, com a peça Jogo para o Natal de Cristo, encenada por Francisco Ribeiro (Ribeirinho), tendo a sua estreia profissional no Teatro Nacional D. Maria II ocorrido em 1947 no espetáculo Rapazes de Hoje.

Após a reabertura do TNDM II em 1978, passou a fazer parte do elenco residente até o ano 2000. O Teatro, celebrou os 80 anos de carreira de um dos atores mais aclamados e mais acarinhados pelo público português através de várias iniciativas.

Homenagem a Ruy de Carvalho – Teatro Nacional D. Maria II

Uma delas é a exposição Retratos Contados de Ruy de Carvalho: Fotografias do Arquivo do D. Maria II, com a curadoria de Nélson Mateus, que reflete a riqueza incalculável do arquivo do TNDM II, que possui vários núcleos documentais de extrema importância, onde se incluem as fotografias que agora são partilhadas com o público, e que mostram os momentos mais emblemáticos da longa e profícua carreira do homenageado, em espetáculos realizados no TNDM II e noutros palcos por onde espalhou a sua arte.

É uma viagem no tempo, revisitando os momentos áureos da sua carreira como ator. Para finissage das comemorações desta efeméride teve lugar no passado dia 26 de novembro, pelas 19h00, no TNDM II uma apresentação única do espetáculo A Ratoeira, encenada por Paulo Sousa Costa da produtora Yellow Star Company a partir do texto de Agatha Christie e que conta com Ruy de Carvalho no elenco.

Após a mesma o ator foi homenageado com a oferta por parte do TNDM II de uma fotografia sua no papel de Rei Lear, da peça do dramaturgo inglês William Shakespeare, desempenho esse que foi bastante elogiado pela crítica. Este momento simbólico, mas de merecido reconhecimento teve a presença institucional do Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, tendo as palavras de agradecimento por parte do TNDM II ficado a cargo do seu Diretor Artístico, Pedro Penim. O ator Ruy de Carvalho estava visivelmente emocionado e apenas conseguiu proferir umas breves palavras agradecendo ao público todo o carinho que recebeu ao longo da sua longeva carreira, carinho esse que tentou sempre retribuir.

Viva o Ruy! Viva o Teatro!

Autor:Por Pedro Alfacinha
Artigo anteriorUm Domingo Diferente No Sheraton Lisboa Hotel & Spa Com O Family Sunday Brunch
Próximo artigoNatal Chega Ao Palácio De Cristal No Porto

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome