O projecto da nova Adega da Quinta do Vallado está entre os finalistas dos prémios FAD 2012. Os prémios Fad são um dos mais importantes galardões de Arquitectura ibérica e a nova Adega da Quinta do Vallado é um dos projectos portugueses com lugar na final. Há 8 projectos portugueses finalistas nas diversas categorias.
O projecto é da autoria de Francisco Vieira de Campos, do atelier Menos é Mais, e segundo o júri presidido por Guillermo Vázquez Consuegra: “Construído a partir de uma clara compreensão das formas de transformação da paisagem utilizadas nas encostas do rio Douro, resolve um programa complexo que se instala em construções novas e existentes, unidas para resolver os problemas de produção de vinho, de modo a que mantenha sempre uma escala apropriada da relação com o lugar.”
As origens da Quinta remontam a 1716, tendo conseguido preservar as suas estruturas históricas e apostou na construção de uma adega que se integra na paisagem,de modo natural. O edifício da adega apostou num revestimento exterior de xisto, matéria-prima por excelência do Douro, com uma identidade contemporânea.
Os prémios serão entregues a 12 de Julho no FADFest, festival que irá juntar grandes nomes da arquitectura e do Design em Espanha.
Texto de Clara Inácio Fotos de Elsa Furtado











