Foi em ambiente náutico, no Navio Escola Sagres que se celebrou, esta quarta-feira, o décimo aniversário do Porto de Recreio de Oeiras.
A dinamização da frente ribeirinha de Oeiras, com oferta de infraestruturas de lazer, prática desportiva e incremento do turismo têm sido as vertentes desenvolvidas neste espaço. Têm vindo também a procurar o reconhecimento internacional do Porto como espaço de excelência e propício para uma paragem intermédia para os inúmeros veleiros que atravessam Portugal na viagem entre a Europa.
O jantar a bordo da embarcação que tem levado o nome de Portugal pelo mundo foi organizado pela Oeiras Viva, empresa municipal que gere a Marina de Oeiras. O evento contou ainda com a presença de Ian Walker, skipper da equipa de Abu Dhabi, vencedora da última edição da Volvo Ocean Race. O velejador que tem sido presença assídua na região, para onde deslocou toda a sua equipa durante os treinos da regata, não poupou elogios a Portugal, pelas condições que oferece e pela forma como tem sido recebido. “Acredito que uma das razões de termos vencido a prova foi por termos um lugar tão especial para treinar!”.
O livro de honra do Navio passou assim a contar com mais registos, o Ian Walker e o de Paulo Vistas, Presidente da Câmara Municipal de Oeiras. O momento contou ainda com a cerimónia de entronização de Paulo Vistas e Ian Walker pela Confraria Marítima de Portugal.
[satellite auto=on caption=off thumbs=on]
O Navio Escola Sagres içou pela primeira vez a bandeira portuguesa a 8 de Fevereiro de 1962. Desde então tem assegurado a formação marinheira dos futuros oficiais da Armada, complementando assim as componentes técnica e académica ministradas na Escola Naval. Nestas funções efetuou mais de 150 viagens, pelos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico, mares do Norte, das Caraíbas, do Japão, da China, Mediterrâneo, Arábico, Báltico, Vermelho e Amarelo. Nos 50 anos ao serviço de Portugal e da Marinha Portuguesa já realizou três voltas ao mundo, com 385 visitas a portos e cerca de 600 000 milhas navegadas e é conhecido como um Embaixador Itinerante ao serviço de Portugal.
Reportagem de Tânia Fernandes











