Jardins Do Palácio Nacional De Belém Celebram Os 50 anos Da Chegada À Lua Com Uma Noite Ao Luar

No dia 20 de julho, os jardins do Palácio Nacional de Belém vão estar abertos, a partir das 21h30, para assinalar os 50 anos da chegada do Homem à Lua, numa organização em parceria com o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) e o Museu da Presidência da República (MPR). A entrada é livre, sendo adequado para crianças.

Foi precisamente há 50 anos, no dia 20 de julho de 1969, que o Homem pisou a Lua, pela primeira vez, na missão Apollo 11 da NASA. Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins davam os primeiros passos rumo a um dos maiores capítulos da história da humanidade, a chegada à Lua. E é este acontecimento que se celebra no próximo dia 20 de julho, com uma noite ao luar nos Jardins do Palácio de Belém, em Lisboa

O programa inclui a observação da Lua com vários telescópios num momento musical solene, uma sessão especial de comunicação de ciência Ignite IAstro, que levará a assistência numa viagem do Sistema Solar aos confins do Universo, e uma espreitadela à agenda pessoal do Presidente Américo Tomás, de 1969, com o registo da chegada à Lua.
As portas abrem às 21h00 (na Praça Afonso de Albuquerque), mas a celebração terá início às 21h30, no relvado do Jardim dos Teixos, com a sessão especial Ignite IAstro – Uma corrida pelo Universo em contrarrelógio, que percorre o país, desde 2016, divulgando a investigação nacional em Astrofísica e Ciências do Espaço.

De modo rápido e acessível, com intervenções de cinco minutos cada, oito investigadores do IA vão abrir janelas sobre a paisagem da investigação atual em ciências do espaço realizada em Portugal. Da Terra à Lua, 50 anos Depois, a descoberta de planetas fora do Sistema Solar, a música das estrelas, a evolução das galáxias e o Espaço, são alguns dos temas que irão ser ilustrados numa sequência automática de 20 imagens que vão sendo projetadas.

O Jardim do Buxo do Palácio de Belém, a partir das 21h30, dará lugar às Observações astronómicas com telescópios, com destaque para Júpiter e as suas luas, e Saturno e os seus anéis. A partir das 00h00, o público poderá observar a Lua e obter fotografias com telemóvel a partir dos telescópios.

Entre as 23h30 e as 00h00, teremos um momento musical inspirado na lua, acompanhando a sua ascensão no céu.

Já no Pátio do Museu, entre a 00h00 e a 1h00, haverá uma sessão de conversa cara-a-cara com astrónomos do IA. No formato speed-dating, em encontros de dois minutos, cada pessoa poderá falar individualmente com um astrónomo, colocando perguntas sobre o dia-a-dia de quem tenta desvendar os mistérios do Universo.

No Museu da Presidência da República, entre as 21h00 e a 1h00, o público poderá ver, em exposição, a agenda pessoal do Presidente Américo Tomás, com a anotação manuscrita da chegada à Lua, no dia 21 de julho de 1969, bem como um documentário da RTP sobre esse grande acontecimento.

Programa

21h00: ABERTURA DE PORTAS (entrada pelo Museu)

Jardim dos Teixos
21h30 – 23h00: Sessão especial Ignite IAstro
Atividade inserida no projeto Digressão Ignite IAstro – Uma corrida pelo Universo em contrarrelógio, que percorre o país, desde 2016, divulgando a investigação nacional em Astrofísica e Ciências do Espaço. Neste formato, oito investigadores têm uma intervenção rápida e estimulante de apenas 5 minutos cada, ao ritmo de uma sequência automática de 20 imagens que vão sendo projetadas.

Da Terra à Lua, 50 anos depois, Alberto Negrão
Um ESPRESSO para outros mundos, Nuno Santos
Estrelas na idade do armário, Raquel Albuquerque
A música das estrelas, Margarida Cunha
Dentro de um enxame… de galáxias!, Catarina Lobo
Os primeiros monstros do Universo, José Afonso
O lado escuro da força, Tiago Barreiro
O Espaço: a última fronteira, Mário João Monteiro

Jardim do Buxo
21h30 – 01h00: Observações astronómicas com telescópios
Observações em contínuo, com destaque para Júpiter e as suas luas, e Saturno e os seus anéis.
A partir das 00h00, observações da Lua e possibilidade de a fotografar com telemóveis.
23h30 — 00h00: Momento musical inspirado na Lua, acompanhando a sua ascensão no céu.

Pátio do Museu
00h00 — 01h00: Speed-dating com astrónomos
Sem audiência, nem medo de fazer perguntas, num encontro individual e informal com astrónomos do IA, poderá perguntar tudo o que sempre quis saber sobre a realidade de um investigador mas nunca teve coragem para perguntar. Como é o seu dia-a-dia? Quais as suas motivações, obstáculos, desafios? Tem apenas 2 minutos até a buzina tocar – aproveite-os bem!

Museu da Presidência da República
21h00 — 01h00: A chegada à Lua pelo Presidente Américo Tomás.
Em exposição, a agenda pessoal do Presidente Américo Tomás com a anotação manuscrita da chegada à Lua, no dia 21 de julho de 1969.
«1969 – Homem na Lua», reportagem de Jacinto Godinho, realizada em 2007, 50 anos depois do acontecimento.
Reportagem da RTP sobre a chegada à Lua, com imagens da época.

Última Entrada: 00h30

01h00: Encerramento das Atividades

Autor:Texto de Ana Francisca Bragança
Artigo anteriorPavilhão Do Conhecimento Celebra Os 50 Anos Do Homem Na Lua
Próximo artigoHá Luz No Parque Em Serralves

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome