Entre 26 e 28 de setembro decorre mais uma edição das Jornadas Europeias do Património, que vai contar com inúmeras atividades, de Norte a Sul do País e Ilhas. Entre a vasta programação destaque para a dos Parques de Sinta – Monte da Lua.
A programação inclui visitas guiadas a alguns dos parques e monumentos sob gestão da Parques, nomeadamente, o Parque e Palácio de Monserrate, os Palácios Nacionais de Queluz e da Pena, nos quais as atividades serão gratuitas, mediante inscrição prévia. Este ano, em parceria com a Associação Portuguesa de Surdos e a ACAPO, vão também haver atividades dirigidas a participantes com deficiência visual, auditiva ou com mobilidade condicionada .
Na atividade “Descobrir o Parque de Monserrate Através das Sensações”, os participantes serão conduzidos numa visita sensorial, baseada no tato, audição e olfato, percorrendo o Parque com particular atenção a texturas, sonoridades e cheiros.
A visita “Património em Gestos – Parque e Palácio de Monserrate com Língua Gestual Portuguesa”, desenvolvida em parceria com a Associação Portuguesa de Surdos (APS), será acompanhada de uma intérprete de língua gestual.
A visita “Jardins de Monserrate sem barreiras” é direcionada a pessoas com mobilidade condicionada e serão disponibilizados transportes adequados para os deficientes motores.
Ainda no âmbito das Jornadas Europeias do Património, têm lugar mais quatro visitas guiadas: uma ao Palácio da Pena, para descobrir a música e a literatura; outra ao Chalet da Condessa d’Edla, com destaque para a recuperação dos revestimentos interiores decorativos; uma visita comentada ao emblemático quarto de D. Quixote, no Palácio Nacional de Queluz.
A Quinta da Regaleira associa-se ao evento, com visitas guiadas gratuitas, nos dia 26, às 10h30, 14h30 e 15h30, carecendo estas de inscrição.
Já no sábado será possível viajar gratuitamente no centenário elétrico de Sintra. O percurso entre a vila e a Praia das Maçãs tem início às 10h00, 12h00, 13h00, 15h00 e 17h00.
As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, que envolve cerca de 50 países, com o objetivo de sensibilizar os cidadãos para a importância da proteção do Património.
Texto de Mariana Ferreira Machado Fotos de Elsa Furtado















