A Sociedade Nacional de Belas Artes apresenta uma exposição divida em dois ciclos, com início em novembro e que se prolonga até 14 de janeiro do próximo ano.
O primeiro ciclo da exposição, Juventude: Retroprojecção , decorre de 1 de novembro a 13 de dezembro, e expõe no Salão da SNBA obras de artistas contemporâneos portugueses das várias gerações que correspondem ao arco temporal de existência da SNBA.
Juventude: Retroprojecção , tem lugar num dos míticos espaços da cidade de Lisboa, o Salão da SNBA, explora a possibilidade de juntar artistas de gerações distintas e com percursos diversos, reunidos a partir de um mote inesperado: o artista enquanto jovem ou o artista eternamente jovem.
Amadeo de Souza Cardoso, Carlos Relvas, Columbano Bordalo Pinheiro, Fernando Lemos, Henrique Pousão, Santa-Rita, Teixeira de Pascoaes e Fernando de Azevedo são os artistas com obras expostas no Salão Nobre da SNBA, uma das mais antigas e prestigiadas instituições portuguesas dedicadas ao ensino artístico.
O segundo ciclo da exposição intitula-se Juventude: Projectos, e vai decorrer de 14 de novembro a 17 de janeiro de 2014, na Galeria Pintor Fernando de Azevedo da SNBA. Aqui pretende-se refletir sobre a prática e tempos de projecto, confrontando estudantes e jovens profissionais das áreas do design e arquitectura com as ideias de designers e arquitectos de gerações mais antigas.
A exposição pode ser vista de segunda a sexta-feira, das 12h00 às 19h00, exceto feriados, e tem entrada gratuita.
Texto de Susana Sena Lopes












