O Museu de História de Arte de Viena (KHM) vai exibir de 28 de outubro de 2014 a 15 de fevereiro de 2015, a primeira exposição individual de obras de Diego Velázquez, ao serviço da “Casa da Áustria”.
A mostra evidencia o talento multifacetado do artista, apresentando retratos, cenas mitológicas e religiosas, naturezas mortas, paisagens e estudos sobre animais. As obras, reunidas pela primeira vez, foram cedidas para e exposição pela National Gallery de Londres e pelo Museu do Prado.
Diego Velázquez estudou as pinturas da Galeria Real de pintura de Madrid, assim como as obras de outros pintores nas suas viagens a Itália. Graças às estreitas relações, familiares e políticas, entre as casas reinantes dos Habsburgos em Viena e Madrid no séc. XVII, a galeria de pintura do KHM de Viena possui um grupo importante de retratos extraordinários deste pintor, nomeadamente da Corte do rei Filipe IV, retratos de Maria Teresa ou do Infante Philipe Prosper e a série de pinturas da Infanta Margarita Teresa, que a mostram com 3, 5 e 8 anos, pintados para o seu futuro esposo da casa Habsburgo, que lhe deram fama mundial.
A Galeria de pintura do KHM Viena, proporciona assim, a oportunidade de comparar as obras de Velázquez, com retratos de outros grandes artistas seus contemporâneos, de Itália e Holanda, sobre os mesmos temas.
Texto de Dolores Barroso










