KINO 2018 Arranca Esta Quinta-Feira No Cinema São Jorge   

A 15ª edição da KINO – Mostra de Cinema de Expressão Alemã arranca esta quinta-feira, 18 de janeiro, no Cinema São Jorge com novas produções cinematográficas oriundas da Alemanha, Áustria, Suíça e Luxemburgo de realizadores já consagrados e cineastas emergentes.

O festival abre com Wild Mouse, que assinala a estreia de Josef Hader na realização. O filme, também protagonizado por Hader, conta a história de um famoso crítico de música que, ao ver-se desempregado devido a cortes orçamentais, decide vingar-se do seu antigo editor e acaba por perder o controlo da situação. Dentro do foco Novas Perspectivas, são apresentadas outras primeiras obras em destaque. É o caso de Herbert, de Thomas Stuber, a história dramática de um pugilista profissional que se vê confrontado com uma doença incurável do sistema nervoso motor, ou Dezassete, uma visão simultaneamente suave e selvagem da adolescência pela jovem realizadora austríaca Monja Art. Este foco inclui também os filmes Casa Sem Teto, da realizadora de origem iraquiana Soleen Yusef, e Irmão Jakob, que acompanha a conversão ao Islão do irmão do realizador Elí Roland.

A secção KINOdoc é uma das apostas desta 15ª edição da KINO, com um maior número de documentários a serem exibidos nas três cidades que acolhem a mostra. Beuys, por exemplo, estreia nas salas portuguesas a 8 de fevereiro, para a abertura no Porto e em Coimbra, em colaboração com a Leopardo Filmes. Em Lisboa, por sua vez, destacam-se dois filmes dedicados à cena musical alemã: Se Penso na Alemanha à Noite, de Romuald Karmakar, e B-Movie – Lust & Sound in West-Berlin, de Jörg A. Hoppe, Klaus Maeck e Heiko Lange.

A sessão de encerramento, a 24 de janeiro, apresenta em antestreia A Ordem Divina, de Petra Biondina Volpe. Apresentado pela Embaixada da Suíça e em colaboração com a Films4You, o filme conta a história da luta pelo direito ao voto feminino na Suíça dos anos 70. Através da perspetiva de uma dona de casa numa vila remota do país, o espetador é convidado a olhar para este movimento histórico quando um pouco por todo o mundo continua a ser essencial pensar, debater e agir sobre as questões de igualdade de género.

Os bilhetes podem ser adquiridos nos locais de exibição.

Autor:Texto de Sandra Mesquita
Artigo anteriorDramaturgia Portuguesa Em Destaque No Primeiro Trimestre Do TNSJ
Próximo artigoSabores De Portugal Vão Estar Em Destaque No Mercado De Algés

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome