O Verão convida a abrandar o ritmo, aproveitar os dias mais longos e, claro, pôr a leitura em dia. Seja na praia, no campo ou durante uma pausa tranquila em casa, um bom livro pode ser o melhor companheiro de férias.
Neste artigo, o CH Magazine reuniu uma seleção de livros imperdíveis para todos os gostos — romances leves, thrillers envolventes, histórias repletas de magia e muito mais — para levar consigo para a praia, para o campo ou simplesmente para o sofá — livros perfeitos para mergulhar durante os dias de descanso e tornar este verão ainda mais memorável.
Uma Herança Fatal – Jane Austen Investiga de Jessica Bull.
Para os leitores que não dispensam uma história de suspense e investigação policial, a nossa sugestão vai para o livro Uma Herança Fatal, o segundo colume da séria Jane Austen Investiga, da autora Jessica Bull. Publicado em Portugal em julho de 2025, pela editora TopSeller, esta obra dá continuidade às aventuras de uma jovem Jane Austen como detetive amadora, com uma trama cativante, surpreendente e impossível de largar.
Este romance policial leva-nos até Godmersham Park, Inglaterra, 1797. Após anos afastados, Jane Austen prepara-se para passar o verão na companhia do irmão, Neddy. Herdeiro da fortuna da influente Sra. Knight, Neddy precisa manter com ela uma relação impecável — mas à chegada, Jane percebe que algo não está bem. A Sra. Knight acolheu uma misteriosa princesa estrangeira, Eleanor, resgatada de um naufrágio, cuja presença começa a ameaçar diretamente os direitos de herança do irmão.
Determinada a proteger a estabilidade da família, Jane decide investigar o passado obscuro da nova hóspede. No entanto, tudo se complica quando surgem cartas anónimas com ameaças dirigidas a Eleanor. O perigo instala-se em Godmersham Park, escondido tanto nos recantos da mansão como nas intenções daqueles que lá habitam. Quem é realmente Eleanor? E conseguirá Jane desvendar o mistério a tempo de evitar uma tragédia?
A autora Jessica Bull combina o charme da sociedade Regency com a intriga de um bom romance policial, transformando uma das escritoras mais amadas da literatura inglesa numa protagonista espirituosa e perspicaz
Se é fã de mistérios históricos com uma protagonista inteligente e cheia de charme, ‘Uma Herança Fatal’ é uma leitura irresistível que prende o leitor do início ao fim. O livro recém-publicado pela Topseller tem um PVP de 19,95 euros.
O Clube dos Livros Proibidos de Kate Thompson.
Para quem gosta de histórias passadas na Segunda Guerra Mundial, com protagonistas fortes e enredos inspiradores, estas 420 páginas combinam ficção com elementos históricos, numa escrita acessível e uma narrativa tocante
Kate Thompson, jornalista premiada, ghostwriter e romancista, nascida em Londres mas atualmente a viver na Austrália, traz-nos a história de duas mulheres determinadas a manter viva a chama da liberdade através da leitura durante o período da ocupação nazi da Ilha de Jersey na Segunda Guerra Mundial.
O romance comovente acompanha. Grace La Mottée, a bibliotecária da ilha, que se recusa a queimar os livros banidos pelos alemães. Ao lado de Beatrice Gold, funcionária dos correios, decide criar um clube de leitura secreto que rapidamente se torna um símbolo de resistência, união e esperança para a comunidade local.
À medida que a ocupação se prolonga, a presença dos alemães gera violência, perda e caos, e os pequenos atos de coragem das duas mulheres tornam-se mais arriscados – e mais essenciais – do que nunca.
As personagens são retratadas com profundidade e humanidade, destacando os pequenos gestos de coragem que, em tempos difíceis, se tornam verdadeiros atos heróicos.
Inspirado em factos reais, O Clube dos Livros Proibidos é uma leitura ideal para o verão — especialmente para quem aprecia histórias sobre o poder da palavra, a força das mulheres e a importância da cultura em tempos de adversidade. O livro, com a chancela da Singular Editora, tem um PVP de 21 euros.
A Misteriosa Padaria na Rue de Paris de Evie Woods.
Para quem prefere livros que misturam realidade com um toque de magia, recomendamos vivamente A Misteriosa Padaria na Rue de Paris, bestseller da autora irlandesa Evie Woods, nomeado para os British Book Awards. Este livro, recentemente editado também pela Singular Editora, está á venda nas livrarias por 17,75 euros.
O romance decorre num dos cenários mais apetecíveis: uma padaria misteriosa numa rua de Compiègne, a cerca de uma hora de Paris. A protagonista, Edith “Edie” Lane, deixa a Irlanda em busca de um novo rumo após a morte da mãe e, por engano, acaba a trabalhar numa padaria numa aldeia a uma hora da capital. Ao chegar lá, são muitos os dias em que pensa ter feito a escolha errada, sem perceber os mistérios daquele estranho lugar e o encanto que exerce sobre todos os que provam as suas iguarias. Aos poucos, descobre que os doces ali confecionados parecem ter um efeito quase sobrenatural — capazes de aliviar mágoas, desbloquear memórias antigas ou revelar desejos guardados — e que o local guarda segredos profundos ligados à história familiar da dona, Madame Moreau.
A narrativa transcorre em dois tempos: o presente de Edie e o passado durante a Segunda Guerra Mundial, revelando a origem da padaria e dos seus sabores mágicos, então nas mãos do misterioso padeiro original, Pierre Moreau.
Contudo, o tempo e um segredo escondido sob as tábuas do soalho revelam-lhe não apenas uma história antiga cuja pista vale a pena seguir, mas também o caminho para encontrar o lugar a que verdadeiramente pertence.
Este livro é a leitura ideal para fãs de histórias com magia, romance e segredos bem guardados.
O Expresso de Paris de Emma Donoghue.
Para quem é fã de thrillers, nada melhor que um thriller psicológico repleto de mistério, que o vai manter em suspense ao longo das 264 páginas: O Expresso de Paris, da autora irlandesa Emma Donoghue.
Este livro foi nomeado para vários prémios – foi finalista do Orange Prize, e integra o Top 10 da Barnes & Noble, da Hudson, do New York Times e do Washington Post.
A narrativa acompanha a jornada tensa de uma jovem americana que viaja no icónico trem Paris-Viena, enquanto tenta escapar de um passado complicado. Ao longo do percurso, segredos obscuros e tensões aumentam, transformando a viagem num jogo perigoso onde ninguém é quem aparenta ser.
Inspirado num desastre ferroviário de 1895, que ficou famoso pelas imagens extraordinárias da estação de Montparnasse, O Expresso de Paris tem como cenário o expresso Paris-Granville, onde se encontram pessoas vindas de lugares tão próximos como a Bretanha e Irlanda ou tão distantes como a Rússia, a Argélia, a Pensilvânia ou o Camboja.
Nas várias carruagens seguem artistas e estudantes, deputados a caminho da abertura do Parlamento, lésbicas e gays, uma mulher grávida, um vendedor ambulante de café e também uma jovem anarquista francesa, Mado Pelletir, que tem um plano assustador.
Mas quando começa a interagir com os outros passageiros, descobre que eles são mais do que apenas um conjunto de rostos desconhecidos.Com uma escrita elegante e um ritmo cuidadosamente construído, Donoghue explora temas como identidade, confiança e coragem perante o perigo iminente.
O livro mantém o leitor cativado até à última página, oferecendo uma trama intrigante que revela camadas complexas de personagens marcados por escolhas difíceis e circunstâncias implacáveis.
Recém editado pela Porto Editora, o livro encontra-se à venda por 18,85 euros.
Da mesma editora, para os fãs de policiais, Morte nas Caves – o quinto livro da saga do inspetor Bruno Saraiva.
A estória desta vez leva Bruno Saraiva para o Porto, onde mal tem tempo para se adaptar a uma nova realidade e a uma nova equipa: é de imediato chamado a investigar a morte de Rodrigo Bessa Alves, membro de um dos mais poderosos grupos empresariais do país.
A noite chegou e as Caves Ferreira receberam o jantar de verão dos seus colaboradores. O ambiente foi de alegria e celebração, e já passava da meia-noite quando os últimos funcionários deixaram o edifício. No entanto, um deles voltou atrás… Na manhã seguinte, o seu corpo é encontrado numa poça de sangue junto ao túnel que atravessa as caves, apresentando sinais de ter sido agredido com violência. O Inspetor Bruno Saraiva, recentemente transferido para a Polícia Judiciária do Porto, é chamado para liderar a investigação. Um estranho pormenor salta imediatamente à vista: os registos mostram que todos os funcionários saíram das caves antes da hora do crime. Haveria mais alguém nas caves naquela noite? Como terá conseguido apagar o seu rasto? Com poucas evidências que indiquem a identidade ou a motivação do assassino, a polícia terá de mergulhar no passado da vítima para chegar à verdade. Conseguirá fazê-lo a tempo de evitar mais um homicídio?
O livro está à venda por 19,99 euros.
À Rédea Solta – Wells Ranch de Bailey Hannah
A próxima recomendação vai fazer as delícias dos amantes de romance western contemporâneo. Falamos de À Rédea Solta, de Bailey Hanna.
A autora, nascida e criada na Colúmbia Britânica, volta a mergulhar no universo rural que tão bem conhece. Neste novo livro, parte da série Wells Ranch, traz de novo à tona o ambiente dos campos, os dramas do quotidiano e, claro, as histórias de cowboys.
À Rédea Solta é um romance cativante que acompanha a história de Cassidy Bowman, que depois de uma perda que deixou marcas profundas, regressa ao rancho da família, determinada a manter distância de tudo e de todos. O último lugar onde esperava encontrar algum tipo de conforto — ou até romance — era ali.
Mas depois de um encontro inesperado com o ex-namorado e de umas bebidas a mais, está disposta a quebrar algumas dessas regras e a deixar-se levar por uma noite.
Para Chase Thompson, mais conhecido por Red, nunca existiu uma regra que não fosse para quebrar. Com um fraquinho por Cassidy desde os tempos de escola, não hesita em envolver-se com ela por uma única noite, aceitando a sua condição: nunca falar sobre isso.No entanto, a convivência diária, os desafios da vida no campo e o apoio mútuo começam a quebrar as barreiras entre os dois, revelando sentimentos que nenhum deles esperava.
O livro foi recentemente publicado pela TopSeller e está à venda com o preço de venda ao público de 18,85 euros.
A Desconhecida do Retrato de Camille de Peretti.
“Inspirado na incrível mas verdadeira história de uma pintura de Klimt, A Desconhecida do Retrato é um relato incrível que combina segredos de família, histórias de sucesso, amores contrariados, desaparecimentos e dramas vibrantes”.
Pintado em Viena, em 1910, o quadro de Gustav Klimt Retrato de Uma Senhora é comprado por um colecionador anónimo em 1916, alterado pelo mestre no ano seguinte e depois roubado em 1997, antes de reaparecer em 2019 nos jardins de um museu de arte moderna em Itália. Nenhum especialista do mundo das artes, nenhum curador, nenhum investigador da polícia sabe quem era a mulher representada no quadro, nem os segredos que animam a história palpitante do seu retrato.
Das ruas de Viena em 1900 ao Texas dos anos 1980, da Manhattan da Grande Depressão à Itália contemporânea, Camille de Peretti imagina o destino desta mulher, tal como o dos seus descendentes, cujas vidas se entrelaçam através deste quadro e ressoam umas nas outras.
Editado pelas Publicações Dom Quixote, o livro está à venda de 20,90 euros.
Para encerrar da melhor forma as nossas recomendações de leitura, Os Jogos dos Deuses – Livro 1, de Abigail Owen.
Para os fãs da Literatura Fantástica, um romance repleto de mitologia e adrenalina, editado pela Quinta Essência.
Os Jogos dos Deuses – Livro 1, de Abigail Owen, mergulha o leitor num universo onde a mitologia grega se cruza com ação, competição mortal e romance. A história acompanha Lyra, uma jovem marcada por uma maldição imposta por Zeus, que a impede de ser amada. Quando é escolhida como campeã de Hades para competir numa prova organizada pelos deuses — um torneio brutal que acontece a cada cem anos —, Lyra vê a possibilidade de quebrar a sua maldição… se sobreviver. Com desafios perigosos e adversários letais, o livro oferece uma leitura intensa, cheia de reviravoltas e momentos emocionantes.
Ideal para fãs de fantasia com inspiração mitológica e protagonistas determinadas, este livro junta mitos clássicos com um ritmo moderno e envolvente, fazendo dele uma excelente escolha para quem procura uma aventura épica com personagens fortes e uma pitada de magia e romance.
Esta edição especial física, com as laterais das páginas pintadas (sprayed edges), confere ao livro um charme colecionável, fazendo-o valer a pena tanto pela estória quanto pela estética. O preço de venda é de 22 euros.
E são estas as recomendações e leitura que temos para si, a pensar nas férias, uma seleção para todos os gostos que percorre o romance histórico, o fantástico, o realismo mágico, o thriller e o mistério policial, uma seleção de obras que prometem tornar o seu verão ainda mais envolvente, com histórias que despertam a imaginação e oferecem momentos inesquecíveis de leitura.
Boas Leituras e Boas Férias!









Pintado em Viena, em 1910, o quadro de Gustav Klimt Retrato de Uma Senhora é comprado por um colecionador anónimo em 1916, alterado pelo mestre no ano seguinte e depois roubado em 1997, antes de reaparecer em 2019 nos jardins de um museu de arte moderna em Itália. Nenhum especialista do mundo das artes, nenhum curador, nenhum investigador da polícia sabe quem era a mulher representada no quadro, nem os segredos que animam a história palpitante do seu retrato.







