O novo livro de Ian McEwan, Lições, com chancela da Gradiva, é lançado em simultâneo com a edição original inglesa e chega hoje aos escaparates das livrarias nacionais.
Lições é a história íntima épica da vida de um homem através de gerações e convulsões históricas: da Crise de Suez à Crise dos Mísseis de Cuba, da queda do Muro de Berlim à actual pandemia, Roland Baines cavalga a maré da história, mas mais frequentemente luta contra ela. Quando o mundo ainda contabilizava os custos da Segunda Guerra Mundial e a Cortina de Ferro se fechou, a vida de Roland Baines, de onze anos, vê-se virada do avesso. A três mil quilómetros do amor protector da mãe, encerrado num internato, a sua vulnerabilidade atrai a professora de piano Miss Miriam Cornell, deixando marcas, bem como uma memória de amor que nunca se desvanecerá.
Agora, quando a sua mulher desaparece, deixando-o sozinho com o filho pequeno, Roland é forçado a confrontar-se com a realidade da sua inquieta existência.
«A peregrinação interior do protagonista levanta questões determinantes para todos nós. Será que podemos assumir plenamente o curso das nossas vidas sem causar danos aos outros? Como é que acontecimentos globais fora do nosso controlo moldam as nossas vidas e as nossas memórias? E o que podemos realmente aprender com os traumas do passado?»
O livro, de 656 páginas, está à venda por 22,50 euros.










