Lisboa Celebra 100 Anos De Parque Mayer

O Parque Mayer faz anos, mais concretamente 100 anos, para celebrar a data a Câmara Municipal de Lisboa, em conjunto com Junta de Freguesia de Santo António, preparou uma programação especial, repleta de espetáculos, exposições, sessões de cinema, tertúlias, itinerários, entre outras atividades, a decorrer de 1 a 31 de julho, no Parque Mayer, e ainda uma exposição na Praça dos Restauradores.

Aos sábados, às 21h30, no Capitólio, vão atuar Sara Correia, Black Mamba convida Adelaide Ferreira, Pedro Moutinho e Real Combo Lisbonense.

No Parque vão estar patentes exposições documentais, que nos contam a história dos 100 anos “deste polo cultural que elevou a Revista à categoria de género de eleição”, e outra na Praça dos Restauradores.

Realizam-se também itinerários que abordam a história do Parque Mayer ao longo dos anos, desde a sua génese até se transformar num polo cultural, e itinerários sobre a temática do Cinema em Portugal, da sua relação com o Parque Mayer e com as grandes salas de exibição vizinhas, os cinemas da Avenida da Liberdade.

Nas sessões de cinema serão exibidos diversos programas de A Paródia: Comédia à Portugueza, uma série documental e recreativa, realizada em 1987, dedicada a grandes figuras de comédia, do cinema e do teatro portugueses, onde se incluem entrevistas a António Silva, Maria Matos, Humberto Madeira, Laura Alves, Eugénio Salvador, Vasco Santana, Beatriz Costa, Costinha, Ribeirinho, Mirita Casimiro, Barroso Lopes, entre outros.

Nas tertúlias, pretende-se descobrir como era afinal a vida no Parque Mayer. Convidam-se  as pessoas, aquelas que ali viveram e conhecem o Parque Mayer por dentro, para partilharem as suas histórias na primeira pessoa. Artistas, trabalhadores, espetadores e conhecedores das vivências do Parque Mayer partilham as suas memórias e experiências neste lugar.

Atualmente, “o Parque Mayer está a ser reabilitado pela Câmara Municipal de Lisboa, com o intuito de recuperar os Teatros e voltar a posicionar o Parque Mayer como um espaço de cultura de referência na cidade de Lisboa”.

Parque Mayer

O Parque Mayer

O Parque Mayer foi implantado num espaço que pertenceu antes aos jardins e espaços adjacentes do Palácio Mayer (Prémio Valmor 1902), construído em 1901 por Nicola Bigaglia e pertença de Adolfo de Lima Mayer. Em 1920, este espaço foi adquirido por Artur Brandão e vendido no ano seguinte a Luís Galhardo, personalidade ligada ao meio teatral, que sonhava criar um espaço dedicado ao divertimento. Tendo fundado a Sociedade Avenida Parque, assim iniciou neste recinto grandes momentos de diversão, espectáculo e representação, que o veio a tornar muito popular.

A 15 de junho de 1922, foi criado o Teatro Maria Vitória, (em homenagem à atriz e fadista). Inaugurado em 1 de Julho de 1922 com a revista Lua Nova, nunca parou de funcionar. Em 1926 (8 de julho), com a revista Pó de Arroz, abriu o Teatro Variedades (atualmente em remodelação) e em 1931 (a 10 de julho), Campos Figueira, à altura administrador da Avenida Parque, inaugurou o Capitólio, segundo um projecto do arquitecto Luís Cristino da Silva. O recinto, além dos teatros, teve ainda restaurantes, carrosséis, esplanadas, pavilhões, casas de fado, barracas de tiro e outras, cinema ao ar livre, luta livre e boxe.

Autor:Por Elsa Furtado
Artigo anteriorArranca Hoje Nova Edição Do Festival Trengo No Porto
Próximo artigoFestas Anyway Começam Domingo Na Praia De São João Da Caparica

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome