As comemorações do 25 de Abril em Lisboa entram na reta final com um tributo especial a Carlos Paredes. No próximo domingo, 27 de abril, a partir das 19h00, a Praça do Município será palco do espetáculo Variações sobre Paredes, um concerto que celebra o centenário do nascimento do mestre da guitarra portuguesa e o 51.º aniversário da Revolução dos Cravos.
Com direção artística de António Miguel Guimarães e direção musical de Pedro Jóia, o concerto reúne sete músicos que interpretarão algumas das composições mais marcantes de Paredes. O público poderá ouvir temas como “Canto de Rua”, “Serenata do Tejo”, “Variações” (em Lá Menor e Ré Menor), “Despertares” e “Verdes Anos”.
O alinhamento musical será enriquecido por uma formação instrumental invulgar: Joana Bagulho no cravo, João Paulo Esteves da Silva no piano, José Manuel Neto e Bruno Costa na guitarra portuguesa, Pedro Jóia na guitarra clássica e, ainda, Carlos Manuel Proença e Nuno Botelho na viola.
A componente visual do espetáculo ficará a cargo do artista António Jorge Gonçalves, que criará desenhos ao vivo, projetados num grande ecrã, em diálogo com a música e o espírito evocativo da obra de Carlos Paredes.
Com esta iniciativa, a cidade de Lisboa homenageia um dos seus maiores nomes da cultura e da resistência, sublinhando o contributo artístico e cívico de Carlos Paredes numa data que continua a simbolizar Liberdade, memória e identidade coletiva.
A entrada é gratuita.





















