Lisboa e Porto ligadas pela moda na 30ª edição do Portugal Fashion

Fotos Sara Santos
Texto Vânia Marecos

O Portugal Fashion este ano traz uma novidade e, pela primeira vez, a capital também foi palco dos desfiles das apresentações das coleções de outono/inverno de 2012/2013, das marcas e criadores nacionais.

O MUDE (Museu do Design e da Moda) e a Sociedade de Geografia foram os palcos escolhidos para o arranque da 30ª edição do Portugal Fashion que este ano será sob o tema Cross que promove “uma ideia de movimento entre diferentes pontos e realidades”.

Os primeiros desfiles aconteceram no MUDE inseridos no espaço Bloom, dedicado aos jovens criadores, com as apresentações de Estelita Mendonça, Andreia Lexim, Daniel Barros e Hugo Costa. Estes novos criadores terão a oportunidade de voltar a mostrar as suas coleções, ainda no decorrer desta edição, no Porto.

Estelita Mendonça abriu a passerelle com uma coleção exclusivamente masculina onde predomina um estilo confortável conjugando fazendas e lãs, em tonalidades escuras onde existem alguns apontamentos de cor.

Preto, azul-escuro e os tons terra dominam a palete apresentada por Andreia Lexim, que joga com assimetrias e sobreposições para criar “a idealização de uma tribo urbana que se move entre cidades à procura de melhores condições de vida”, numa coleção intitulada “No Land’s Man”.

Daniela Barros apresenta “Akkadian” onde a mulher aparece com uma personalidade forte, mas feminina. Recorrendo ao preto e a alguns apontamentos de azuis, a estilista mistura materiais mais estruturados com elementos fluidos e transparentes, construindo uma silhueta baseada na geometria.

Da mesma forma como abriu, o espaço Bloom, encerra com uma coleção masculina, de autoria de Hugo Costa, sob o título “Apache”. Contendo motivos indígenas com padrões geométricos esta coleção é marcada pelos tons terra e avermelhados, que se conjugam num vestuário confortável e adaptado à vida citadina.

Terminando os desfiles no MUDE, Filipe Oliveira Baptista (diretor artístico da marca Lacoste) apresentou, a título individual, a coleção “Underdive”, fortemente marcada pelos estampados de zebra. Tendo o preto e o branco como base, os vermelhos, azuis, verdes-azeitona e cinzentos aparecem formando apontamentos geométricos que dão forma à coleção que incorpora essencialmente macacões e vestidos.

A dupla Alves Gonçalves encerrou o primeiro dia com a apresentação das suas propostas para o outono/inverno de 2012/2013, em exclusivo para o Portugal Fashion. A Sociedade de Geografia recebeu uma coleção para uma mulher sofisticada com grande atenção nos detalhes e com volumetrias intensas que se desenvolvem em torno de cinturas bem demarcadas. O brilho contrasta com o mate num look que realça a figura feminina num ambiente cosmopolita e intimista.

O Portugal Fashion segue agora para a sua casa habitual, a Alfândega do Porto, onde de 22 a 24 de Março, poderemos continuar a ver as propostas dos criadores nacionais. Destacam-se as coleções de Storytailors que sobem à passerelle já esta quinta-feira; Luís Buchinho e Miguel Vieira no dia 23 de Março; e, no sábado, Carlos Gil, Katty Xiomara e Luis Onofre, cabendo a estilista Fátima Lopes as honras de encerramento desta trigésima edição.

 

Artigo anteriorAvô Cantigas celebra 30 anos no Teatro Tivoli
Próximo artigoEuroparque apresenta Cinderela on Ice

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome