Lisboa Promove Festival da Lusofonia

festival_lusofoniaCelebrar a multiculturalidade de Lisboa é o objetivo do Festival da Lusofonia, que promete animar a Capital entre 20 e 25 de maio.

O evento tem organização da UCCLA – União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa e a associação Conexão Lusófona e foi apresentado na passada semana na sede da primeira entidade por Vítor Ramalho, secretário-geral da UCCLA, pelo vereador Vítor Ramalho e por Helderyse Rendall, responsável pela comunicação da Conexão Lusófona.

Segundo Vítor Ramalho, o festival só foi possível graças à entrega das 16 associações de imigrantes de Lisboa, que serão responsáveis pelos muitos eventos a acontecer um pouco por toda a cidade. O secretário-geral destacou ainda a homenagem à Casa dos Estudantes do Império, que acontecerá no último dia do evento na Fundação Calouste Gulbenkian e através da exposição do espólio do espaço, a inaugurar a 21 de maio na Câmara Municipal de Lisboa.

Já o vereador Carlos Castro referiu a parceria entre a autarquia, a UCCLA e a Conexão Lusófona, destacando também o papel dos emigrantes portugueses na promoção da lusofonia em países não lusófonos.

cartaz_festivallusofoniaSegundo Helderyse Rendall, o festival será importante para que as associações interajam, promovam atividades conjuntas, não se limitando a servir os seus utilizadores habituais e mostrando Lisboa como uma cidade multicultural de encontro de jovens lusófonos e não só. A responsável destacou, do programa, a celebração do Dia de África (25 de maio) que acontecerá dois dias antes com música, moda e muita festa no Clube Ferroviário e ainda a Mostra dos Patrimónios Imateriais da UNESCO dos países de língua portuguesa, agendada para 21 de maio, numa parceria com a Casa do Alentejo

Do cartaz fazem parte muitas outras iniciativas, como por exemplo tertúlias de poesia e uma exposição de fotografia na Casa de Macau; uma mostra de cinema guineense em Marvila; um encontro de escritores lusófonos previsto para a FNAC-Chiado ou o Colóquio Cidadania e Lusofonia na Universidade Lusófona. De destacar são ainda mostras de gastronomia diversas e vários eventos em torno da banda desenhada lusófona a decorrer na bedeteca de Lisboa.

Por Alexandra Gil

Artigo anteriorOs Piqueniques Já Regressaram ao Hotel da Estrela
Próximo artigoJardim Botânico da Ajuda Promove Festa Barroca

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome