LU.CA Arranca Temporada Com Um Ciclo Dedicado Ao Dinheiro

O Teatro Luís de Camões (LU.CA), em Lisboa, vai dedicar uma parte da nova temporada ao dinheiro, com a estreia de dois espetáculos de teatro, uma exposição, oficinas de educação financeira para crianças e adultos, um minimercado, miniconferências online e cinema. Todas estas atividades fazem parte do programa Ciclo do Dinheiro, que nos convida a pensar sobre a importância do dinheiro e aquilo que ele não pode comprar.

A nova temporada do LU.CA arrancou com uma sessão de cinema intitulada Recomeçar, uma seleção de curtas-metragens internacionais escolhidas pelo Festival PLAY. Ainda em setembro, acolhe a reposição do espetáculo, exposição e oficina Que Grande Estrondo, do ilustrador João Fazenda, de 17 de setembro a 5 de outubro.

De 14 a 23 de outubro, está previsto o espetáculo de dança A Preguiça Ataca?, de Aldara Bizarro, com música original de Vítor Rua e concebido para o público adolescente.

No dia 15 de outubro, Aldara Bizarro e Dina Mendonça vão orientar a oficina para jovens Ensaio Sobre a Preguiça.

Ainda durante o mês de outubro, vão estar abertas as candidaturas para a segunda edição das “Residências artísticas acompanhadas no LU.CA”. A iniciativa, que teve início em 2021 com quatro projetos, tem com objetivo apoiar a criação artística para crianças e jovens e proporcionar o acesso a espaços de ensaio em palco com apoio técnico.

O mês de novembro será dedicado integralmente ao Ciclo Dinheiro, que tem na estreia do espetáculo O Papel do Dinheiro o seu primeiro momento. A companhia Mala Voadora regressa às criações para o público infantil com uma proposta que coloca as notas em destaque, analisando-as, combinando-as e revelando a história do mundo que se esconde nestes pequenos pedaços de papel. De 4 a 13 de novembro.

A estória de um rapaz muito rico que descobre, numa feira, uma rapariga que faz mudar a sua forma de ver o mundo é o ponto de partida de O Valor das Pequenas Coisas, de João de Brito. O espetáculo, que conta com texto do escritor David Machado, música de Noiserv e interpretações de Cleia Almeida, João de Brito e Vítor Silva Costa, vai estar em cena de 18 a 29 de novembro.

O programa especial inclui também a oficina de literacia financeira “Dinheiro, para que serves?”, a cargo de Margarida Madeira e Sónia Morgado do Projeto É Tempo. Com versões para público escolar, mas também para crianças e famílias, as oficinas procuram apresentar formas mais responsáveis de gerir o dinheiro.

De 8 a 22 de novembro, todas as terças-feiras, às 14h30, destaque para três miniconferências online, com apresentação do Serviço Educativo do Museu do Dinheiro, cuja transmissão online é assegurada nas redes sociais do LU.CA (Facebook e YouTube).
Ao longo do Ciclo do Dinheiro, o LU.CA vai ainda transformar-se num Minimercado, de 5 a 13 novembro, pela mão do projeto Oficina Fritta, receber a exposição “O que pode ser o dinheiro?”, do ilustrador João Sobral, e a sessão de cinema “O que é um tesouro?”, pelo Festival PLAY, de 25 a 27 de novembro.

Em dezembro é tempo para refletir sobre sustentabilidade e a emergência climática com a companhia Formiga Atómica. O espetáculo O Estado Do Mundo (Quando Acordas) leva-nos numa viagem pelo planeta e pelas histórias de várias crianças que nele habitam, questionando o impacto das nossas ações a milhares de quilómetros de distância. Em cena de 3 a 18 de dezembro.

Ainda no mês do Natal, Mafalda Torres da Silva traz ao entrepiso do LU.CA uma exposição com peças surpreendentes criadas através de uma tradicional e secular arte japonesa. Formas Com Forma De Origami pode ser visitada de 3 a 23 de dezembro.

Os bilhetes vão estar à venda na bilheteira do LU.CA e online.

Autor:Texto de Ana Francisca Bragança
Artigo anteriorRoda Gigante – Assistir Ao Pôr Do Sol Em Las Vegas
Próximo artigoCarlos Tê no Porto de Encontro

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome