ZARABADIM chega ao teatro, depois de ter sido uma série de televisão com sucesso no início dos anos 80. Os autores da série original, José Fanha e Carlos Alberto Moniz, trazem agora ao palco um espetáculo para toda a família, que vai estar em cena no Centro Cultural Malaposta, de 16 de novembro a 9 de fevereiro de 2014.
Magia e brincadeira cruzam-se de uma forma nova e atualizada, igualmente divertida, que vai do trabalho de clown ao teatro musical, passando pela manipulação de marionetas e as sombras chinesas, sempre com o mote “Conhecer é divertido. Conhecer é uma festa.”
Esta homenagem à popular série de televisão de 1984, traz um novo texto de José Fanha e novos arranjos musicais de Carlos Alberto Moniz, num enredo que envolve a plateia no mundo da fantasia, das palavras e das letras, com a ajuda e personagens inesquecíveis como o Livro-que-sabe-tudo e o Palhaço, o Pinguim Parafuso Pistarim, o cientista, A Bailarina e A Galinha.
Nos bastidores de um teatro, um menino e uma menina veem um mágico a ensaiar os seus truques. Quando o mágico sai, os dois meninos resolvem entrar no chapéu para verem onde é que nasce a magia. É claro que é difícil entrar num chapéu e só o conseguem graças a pozinhos deperlimpimpim e à palavra mágica ZARABADIM.
Os dois descem, descem, descem e vão ter ao mundo da magia onde conhecem o Palhaço, a Bailarina, a Galinha, o Pinguim e o Livro-que-sabe-tudo.
Com eles, brincando, vão conhecer as letras, os números, as cores, as palavras, as horas de uma forma divertida e aventurosa.
Os próprios espectadores entram pelo chapéu para a plateia que os leva a assistir à ação que transforma o palco no que será o “fundo do chapéu”,
O Livro-que-sabe-tudo procura contar a história original mas é permanentemente interrompido por um sem número de acontecimentos, protestos, confusões, jogos e brincadeiras onde os outros personagens cruzam memórias do programa de televisão com novas formas de articular e dar vida aos elementos estruturantes da aprendizagem básica de uma criança.
ZARABADIM pode ser visto no Centro Cultural da Malaposta a partir de 16 de novembro, de terça a sexta-feira, para as escolas, com sessões às 10h30 e 14h30, e para o público em geral ao sábado às 16h00 e ao domingo às 11h00. Este espetáculo destina-se a crianças maiores de 4 anos, e os bilhetes têm um preço único de 6 euros.
Texto de Susana Sena Lopes










