O Desfile Internacional da Máscara Ibérica está de volta à Capital, e decorre no dia 21 de setembro, às 17h00, na Baixa Lisboeta, com partida da Praça do Município.
Este ano na sua XVI edição, o desfile vai contar com mais de 32 grupos, num total de 500 participantes provenientes de Portugal, Espanha, Grécia e Itália.
Entre os grupos portugueses estarão os Caretos de Podence (Macedo de Cavaleiros), os Pauliteiros de Miranda do Douro e os Bugios e Mourisqueiros de Valongo, entre muitos outros. Dos grupos estrangeiros, destacam-se os Los Sidros y la Comedia de Valdesoto (Astúrias, Espanha), os Jarramplas (Piornal, Cáceres, Espanha), as Carantoñas de San Sebastián (Acehúche, Cáceres, Espanha), o Mazquate (Veneza, Itália), e o grupo Volakas/Drama (Grécia).
Complementam a programação do evento vários espetáculos e atividades. No dia 14 de setembro, às 21h30, tem lugar o espetáculo Tradição Contemporânea, que se realiza no Auditório Agostinho da Silva da Universidade Lusófona, com entrada livre. Um projeto nascido no Município da Sertã, reúne quatro artistas beirões: Miguel Calhaz (contrabaixo e voz), Marco Figueiredo (piano e voz), Idalina Gameiro (adufe e voz) e Patrícia Domingues (voz).
No dia 19 de setembro, pelas 15h00, será realizado o seminário “A Máscara está lá onde está o Homem” na sala José Araújo, também na Universidade Lusófona. O seminário contará com dois painéis: o primeiro, “O Homo Máscara da Pré-história à Contemporaneidade”, terá a participação dos professores Paulo Mendes Pinto e Carlos Carneiro. O segundo, intitulado “Os Novos Rituais”, será conduzido pelos professores José Fialho e Carlos Magno. Ambos os painéis serão moderados por Hélder Rui Ferreira, presidente da ADGTCP/Progestur, e incluirão momentos de debate com os oradores. A participação é gratuita, e carece de inscrição prévia através de email.
A organização do XVI Desfile Internacional da Máscara Ibérica está a cargo da ADGTCP/Progestur e EGEAC/ Lisboa Cultura, com o apoio do Turismo de Portugal, da Associação de Turismo de Lisboa, da Universidade Lusófona e da Profitecla.


















