Prepara-se para regressar à vila de Óbidos, no próximo dia 18 de julho, o Mercado Medieval, sob o tema “Entre Rosas e Espinhos”. Durante 11 dias, entre 18 e 28 de julho, o Mercado Medieval promete muita magia, dança, música e animação, desta vez a pretexto das celebrações do casamento real entre El-Rei D. Dinis e D. Isabel de Aragão.
Ergue-se a festa a El-Rei D. Dinis e a D. Isabel de Aragão, Rainha Santa, nas encantadoras Terras de Óbidos. Colchas às janelas, flores em arco e gritos de alegria enchem as ruas. As gentes ajuntam-se para ver os soberanos chegar com o seu séquito ao som dos tambores, flautas e alaúdes. Eis que El-Rei e a Rainha visitam Óbidos, a mais linda terra recebida em arras pela união real.
Por estes tempos a vida medieval é dura, incerta, recheada de disputas. Mas em tempo de festa, enche-se de música e danças, teatros e proezas inimagináveis. O povo rejubila, os comensais erguem os seus copos, os jograis e os saltimbancos enchem o espaço de alegria. A festa será “rija e animada”, promete a organização.
Ambiente de Festa com Muitas Novidades
Este ano, e a exemplo do que vem acontecendo de edição para edição, há novidades preparadas. A começar pela área do evento, que será maior, e pela utilização da icónica Igreja de São João do Mocharro, ponto de atração e de recriações históricas.
Foram também criadas experiências mais imersivas para o visitante (como por exemplo os “Caminhos da Rainha”, “Na Corte dos Reis” ou o “Banquete Real”), tendo a organização reforçado o investimento na criação de quadros históricos e de cenografia adaptada ao contexto histórico.
Os visitantes vão sentir também uma maior envolvência da comunidade com o programa formativo, na componente teatral.
Destaque ainda para a apresentação de um livro sobre D. Dinis e para o acompanhamento histórico com palestras direcionadas ao tema.
Ao ambiente de festa e de diversão, vai juntar-se um menu recheado de “iguarias suculentas”, a degustar nas 19 tabernas instaladas no recinto. Dos pratos tradicionais de época a petiscos únicos, a oferta será vasta e deliciosa. Os cheiros intensos a especiarias, as carnes acabadas de caçar e colocadas sobre a brasa, envoltos pelos sons de fundo da época entre regatões, jograis e guerreiros, completam a proposta.
O Mercado pode ser visitado de segunda a quinta-feira, entre as 17h00 e 00h00, às sextas-feiras, entre as 17h00 e 02h00, aos sábados entre as 11h00 e as 02h00 e aos domingos entre as 11h00 e 00h00. Os bilhetes estão disponíveis online e no local.
A programação completa pode ser vista aqui.



















