Mosteiro dos Jerónimos recebe a mostra Marrocos & a Europa Seis Séculos no Olhar do Outro

Reportagem de Elsa furtado e Teresa Leal

expo_marrocos_jeronimos-063Marrocos & a Europa Seis Séculos no Olhar do Outro é o nome da exposição atualmente patente ao público no Mosteiro dos Jerónimos e que visa dar a conhecer a relação entre os marroquinos e os europeus desde os século XV e as diferentes maneiras dos dois povos se “olharem”.

São cerca de 400 peças, oriundas da colecção privada do Belga Paul Dahan, que é também comissário da exposição juntamente com Sylvie Lausberg, que os portugueses têm agora a possibilidade de conhecer.

Dispostas ao longo de seis núcleos: “Vestígios do Passado”; “Corsários e Cativos”; “O equilíbrio da Distância”; “Um Encontro Falhado”; “A Oscilação”; e o “Protetorado”, é possível ver peças como uma sela, livros, um astrolábio, jóias, quadros, mapas, entre outros testemunhos da Cultura e da relação dos dos dois povos, acompanhados de um texto explicativo, de forma a contextualizar o visitante.

“Estas peças foram deixadas por diplomatas, viajantes, pintores, escritores, artesões e pelas populações no seu conjunto, e permitem-nos compreender um pouco melhor a relação entre Marrocos e a Europa e os seus povos”, segundo explicou ao C&H Paul Dahan, aquando a inauguração da exposição, fazendo questão de destacar algumas peças exemplo dessa relação e desse tempo, como o Astrolábio, ou as Jóias Marroquinas de influência Ocidental aqui expostas.

This slideshow requires JavaScript.

Para Paul Dahan e Sylvie Lausberg é “preciso desfazer os estereótipos veiculados no presente, a fim de incentivar o respeito mútuo e o diálogo entre as duas margens do Mediterrâneo”, daí a realização desta exposição, que já passou por Bruxelas, a Biblioteca Nacional do Reino de Marrocos de Rabat, Universidade de Antuérpia, Paços do Concelho da Câmara Municipal de Paris e na Biblioteca Francófona Multimédia de Limoges.

Marrocos & a Europa Seis Séculos no Olhar do Outro  vai estar patente ao público no antigo Refeitório dos Monges, do Mosteiro dos Jerónimos, até dia 15 de outubro, e pode ser visitada de terça-feira a domingo, das  10h00 às 17h30, sendo a ultima entrada às 17h00. O bilhete é o de entrada no Mosteiro. A mostra conta com o apoio da Embaixada de Marrocos em Lisboa.

 

Artigo anteriorVioletta em digressão pela Europa em 2015
Próximo artigoGrupo Pestana adquire primeiro hotel nos Açores

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome