A Fundação Maria Dias Ferreira apresenta a exposição 50 X Abril: Arte e Factos da Nossa Revolução, no âmbito das Comemorações do 25 de abril do Município de Ferreira do Zêzere, que reúne mais de 300 originais de cartazes, autocolantes, folhetos, programas e comunicados, de autores como Sebastião Rodrigues, João Abel Manta, Helena Vieira da Silva, Marcelino Vespeira, Cid, entre outros, a partir da coleção particular de José Afonso Sousa, com contributos de Frederico Cunha e anónimos.
A exposição, integrada nas comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril, está no Centro Cultural Alfredo Keil, em Ferreira do Zêzere, até 31 de julho de 2024 e a entrada é gratuita.
Na mostra encontram-se documentos audiovisuais preservados nos arquivos da RTP, notícias da imprensa regional, arte e factos, que despertam emoções e memórias, histórias, desejos, perguntas e reflexões. A par disso, integra ainda dados cronológicos relevantes para a exploração dos conteúdos organizados.
Através desta exibição, evoca-se e celebra-se a Revolução dos Cravos, entre abril de 1974 e abril de 1976, ano da Constituição da República Portuguesa que consagra a Liberdade e a Democracia do povo português. Dias e noites intensos, num momento fundador, de um País em grande transformação.
No cuidado da memória comum pretende-se ajudar a aprofundar o conhecimento, a capacidade de pensar e sentir por nós próprios, de acarinhar a esperança e de criar mundos melhores.
Com curadoria de Aviário Studio e Laredo Associação Cultural, design gráfico de Sylvie Lopes e coordenação de José Afonso Sousa, a exposição pode ser visitada às terças, quintas e sábados, no período entre as 14h00 e as 17h00, no Centro Cultural Alfredo Keil, em Ferreira do Zêzere. A entrada é livre e podem ser agendadas visitas, guiadas ou livres, através do email da fundação.














