A 16ª edição do MOTELX – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa decorre de 6 a 12 setembro. O primeiro dia de evento conta com a exibição do badalado filme Bodies Bodies Bodies.
O festival que serve de mostra para o melhor do cinema de terror mundial celebra a sua 16ª edição. A decorrer de 6 a 12 de setembro, o MOTELX – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa, exibe mais de cem filmes em sete dias.
O primeiro dia do evento é marcado pela exibição do aclamado Bodies Bodies Bodies (em português o filme chama-se Morte Morte Morte. O filme da produtora independente norte-americana A24, realizado pela holandesa Halina Reijn,tem hora marcada para as 21h30.
Em estreia estão ainda os filmes Satan’s Slaves 2: Communion, de Joko Anwar, consideradp um dos maiores nomes do terror contemporâneo indonésio e o primeiro filme senegalês no MOTELX, Saloum de Jean Luc Herbulot. Estas estreias têm lugar na Sala Manoel de Oliveira do Cinema São Jorge.
No segundo dia de festival está no grande ecrã o primeiro filme de terror datado de 1911. Os Crimes de Diogo Alves é um o cine-concerto de João Tavares que retrata a história do serial killer que assombrou o Aqueduto das Águas Livres em Lisboa no século XIX. A partitura é da autoria de Bernardo Sassetti e é interpretada ao vivo, dirigida por Desidério Lázaro. O espetáculo tem lugar no Teatro São Luiz pelas 20h00.
De volta ao palco regular de acontecimentos no Cinema São Jorge é exibida a primeira a primeira longa-metragem de animação portuguesa feita em stop motion intitulada de Os Demónios do Meu Avô, de Nuno Beato.
O cartaz conta ainda com a exibição do filme Candy Land, sobre o inferno que os trabalhadores do sexo enfrentam numa estação de camiões americana.
No dia 8 o mestre italiano Dario Argento apresenta o seu novo filme Dark Glasses. Antes da exibição está presente no Teatro São Luiz para dar uma muito esperada masterclass.
Adicionalmente passam os filmes Criança Lobo de Frederico Serra, O Convento (1995), de Manoel de Oliveira.
No dia 9, o cineasta Jacques Molitor marca presença no festival com a sua a sua segunda longa-metragem e o primeiro filme do Luxemburgo na história da secção Serviço de Quarto, Wolfkin.
A sessão de cinema dupla tradicional começa á meia-noite com dois novos filmes sobre adolescentes em perigo: o body horror The Seed, do inglês Sam Walker, e Deadstream, do casal norte-americano Joseph e Vanessa Winter.
Sábado, dia 10, conta com Coisa Ruim de Tiago Guedes e Frederico Serra, que encerra o livro O Quarto Perdido do MOTELX – Os Filmes do Terror Português (1911-2006).
No penúltimo dia de festival está em exibição Resurrection, do norte-americano Andrew Semans e são anunciados os vencedores da melhor longa e curta europeias e a melhor curta portuguesa.
O derradeiro dia de MOTELX é cenário para a mostra do um documentário sobre o realizador italiano Joe D’Amato, Inferno Rosso: Joe D’Amato on the Road of Excess, da autoria de Manlio Gomarasca e Massimiliano Zanin.
Além de cinema o MOTELX promove masterclasses, workshops, um programa dedicado aos mais pequenos (Secção Lobo Mau), conversas, lançamento de livros e DJ sets.
Os bilhetes diários para o festival estão á venda nos locais habituais. Os ingressos para o cine-concerto Os Crimes de Diogo Alves, estão à venda no Teatro São Luiz e na Blueticket. A masterclass de Dario Argento tem entrada gratuita e os bilhetes estão disponíveis online na véspera do evento e no Teatro São Luiz.














