O MU.SA – Museu das Artes de Sintra apresenta a partir de 18 de janeiro a mostra A Colecção Camoniana de Carvalho Monteiro no 5º Centenário de Camões.
A exposição vai ficar instalada na sala D. Manuel II, e vai apresentar “cerca de 50 obras da biblioteca de Carvalho Monteiro e que constituíram o núcleo “História das Edições”, na exposição bibliográfica 500 Anos do Nascimento de Luís de Camões, organizada pela Fundação da Casa de Bragança e que esteve em exibição no Paço Ducal de Vila Viçosa até ao final de 2024″.
Tida como a camoniana mais completa e relevante do século XIX, esta exposição procurou reconstituir a coleção bibliográfica e iconográfica de Carvalho Monteiro, hoje dispersa entre coleções particulares e públicas a nível nacional e internacional através de uma sólida investigação histórico artística.
Contando com inúmeros objetos artísticos e documentos originais que nunca foram apresentados em público, o evento irá exibir um conjunto de pinturas e desenhos inéditos de Domingos Sequeira, Metrass, Casanova, Sendim, Cifka e Lubin David, entre outros. Entre estas peças de destaque, além de todas as edições da obra do poeta desde 1572, contam-se ainda a cópia fidelíssima do primeiro retrato do poeta e o primeiro busto de Luis de Camões assinado por Jules Droz.
Trata-se, assim, de uma grande exposição, que envolve espólio do Museu de Lisboa, da Biblioteca Nacional de Portugal, do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, da Fundação da Casa de Bragança, da Fundação Cultursintra FP, do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra e da Biblioteca do Congresso (EUA), entre outras entidades e coleções particulares.
A exposição é promovida pela Fundação Cultursintra FP e estará patente no MU.SA – Museu das Artes de Sintra, entre 18 de janeiro e 19 de abril de 2025, no âmbito das comemorações dos 500 anos sobre o nascimento de Luís Vaz de Camões (1524-1580), e pode ser visitada de terça a sexta, das 10h00 às 18h00; e sábado e domingo das 12h00 às 18h00, com entrada gratuita.















