Museu Coleção Berardo Apresenta Duas Novas Exposições: Charlotte Salomon: Vida? Ou Teatro? E Constelações: Uma Coreografia De Gestos Mínimos

O Museu Coleção Berardo, em Lisboa, apresenta a partir de amanhã duas novas exposições: Charlotte Salomon: Vida? Ou Teatro? e Constelações: Uma Coreografia de Gestos Mínimos.

Charlotte Salomon: Vida? Ou Teatro? é uma exposição da artista alemã Charlotte Salomon (1917-1943), apresentada pela primeira vez em Portugal após ter sido apresentada em Paris, Milão, Amesterdão, São Francisco, Paris, Londres, Boston e Kassel. A exposição, com curadoria do artista e curador francês Éric Corne, estará patente até dia 11 de agosto de 2019.

A artista judia estava grávida de cinco meses quando foi assassinada em Auschwitz, a 12 de outubro de 1943. No final da guerra, a sua obra é redescoberta e, a conselho do pai de Anne Frank, entregue ao Museu de História Judaica de Amesterdão, em 1971.

Entre 1940 e 1942, Salomon pintou mais de 1300 guaches, dos quais 769 viriam a ser selecionados para a exposição Vida? Ou Teatro?. A sua obra exprime experiências, sonhos, fantasias, esperanças e traumas. É uma obra de arte total, sonora, visual e literária ao mesmo tempo, tão atual quanto atemporal.

Constelações: Uma Coreografia de Gestos Mínimos é outra exposição, com curadoria de Ana Rito e Hugo Barata, que vai estar patente até ao dia 30 de setembro de 2019.

O objetivo desta exposição é assumir a Coleção Berardo como um território horizontal de investigação no qual surgem «cortes» verticais, incisões na sua estabilização permanente. Neste âmbito, vários artistas nacionais e internacionais serão postos em confronto com obras seminais da coleção.

Assim, adotando uma postura anacrónica que mergulha nos diferentes núcleos da exposição, abre-se caminho para um desenho do fluxo entre a história e a sua própria investigação, que visa inquirir conexões intrínsecas entre as vanguardas do século XX e a criação atual. Este conjunto de intervenções, seguindo uma linha narrativa desprendida (e conceptual), reger-se-á pelo conceito filosófico de constelação.

Ambas as exposições podem ser visitadas todos os dias da semana, das 10h00 às 19h00. Os bilhetes estão à venda no local e custam 5 euros, excepto ao sábado que a entrada é gratuita.

Autor:Texto de Ana Francisca Bragança
Artigo anteriorOs Sabores Do Mar Em Destaque No Peixe Em Lisboa
Próximo artigoLU.CA Apresenta Espetáculo Internacional Para Crianças Da Companhia Sueca Teater Tre

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome