O Museu Dr. Joaquim Manso – Museu da Nazaré apresenta até 22 de fevereiro a exposição do artista Petri Salo História, Dimensões, Movimento.
Petri Salo é um artista contemporâneo norte-europeu que ocupa e trabalha num atelier de pintura em Portugal há cerca de 25 anos, nomeadamente na Pederneira – Nazaré. Muitos dos seus trabalhos têm estado presentes em exposições na Finlândia e na Europa Central.
Os trabalhos agora expostos, cerca de 20 anos depois, revelam uma fase de Petri Salo de maior reflexão, sendo “o mundo atual e a sua cultura, que atingiu o estado da civilização” as preocupações centrais da sua arte. Fontes pertinentes de inspiração para as suas pinturas atuais são vários “sítios culturais” oferecidos por Portugal, como a Nazaré. Segundo as palavras do autor “a Nazaré oferece o drama de um amplo leque de cenários panorâmicos; é um palco que aniquila todas as fronteiras dos sentidos e arrasta o mundo das imagens na sua direção”.
No âmbito desta exposição e do projeto Convers’ARTE, irão ser promovidas duas conversas com o artista, a segunda é no dia 5 de fevereiro, pelas 15h30, com a colaboração do Externato D. Fuas Roupinho da Nazaré.
A mostra pode ser vista de terça-feira a domingo, das 10h00 às 17h30.
Texto de Susana Sena Lopes














