Museu Do Calçado Abriu Hoje Em São João Da Madeira

Por Rosa Margarida (Texto e Fotos)

Portugal tem mais um museu, mais concretamente a zona de S. João da Madeira, que viu hoje ser inaugurado o novo Museu do Calçado, instalado na Torre de Oliva.

Numa cidade voltada para a produção de calçado a nível nacional e internacional, o Museu surge como retrato dessa história, evidenciando a criatividade, o design e a experiência, pretendendo, desta forma, tornar-se “um local de aprendizagem e experimentação que exige ao visitante uma postura interativa e de questionamento permanente”.

À entrada do Museu, numa antecipação da história que se segue, surge o sapato de cristal, preparando o visitante para o “Era uma vez…”: A Memória Industrial procura desvendar, com maquinaria e artefactos antigos, a forma como se desenhava, produzia e comercializava sapatos. A Sanjo, marca emblemática sanjoanense, tem também lugar cativo numa das vitrines expositivas.

o Túnel do Calçado – Viagem à História do Calçado: um ziguezaguear de corredores que revelam a história do Calçado, desde a pré-história, passando pela idade média, o século XIX até aos dias de hoje.

A Sala Designers e Marcas apresenta algumas das criações e produções de grandes marcas e estilistas da região, seguindo-se Sapatos Notáveis que se traduz numa exposição de sapatos de figuras públicas nacionais e internacionais e das histórias que os próprios associam a esse calçado, lançando ao visitante a pergunta “E os seus sapatos? Se falassem, que história contariam?”

Referência ainda aos Sapatos de Arte, verdadeiras obras de arte associadas ao calçado.

museu-calcado-005A exposição temporária inaugural tem como título Luís Onofre. Uma história de paixão, tradição e resiliência, e conduz o visitante numa viagem ao passado e presente de um dos mais conceituados criadores de calçado.

O museu pode ser visitado de terça a sexta-feira, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00, aos sábados, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 e aos domingos e feriados das 10h30 às 12h30 e das 14h30 às 18h00.

O preço de entrada é de 2 euros. As visitas aos domingos de manhã são de entrada gratuita, e os bilhetes podem ser adquiridos no local.

A inauguração contou com o Secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, Nelson de Souza e com o estilista Miguel Vieira.

Artigo anteriorAriana Grande Traz The Dangerous Woman Tour Ao Meo Arena Em 2017
Próximo artigoO EnCanto Da Pequena Sereia Para Ver No Politeama

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome