A obra O Carnaval dos Animais, de Camille Saint-Saëns (1835 – 1921), dá o mote este mês no Museu do Oriente às oficinas para bebés e aos ateliers para crianças.
O Carnaval dos Animais (Le Carnaval des Animaux no original), é uma peça para dois pianos e orquestra do compositor francês Camille Saint-Saëns composta em fevereiro de 1886, enquanto ele passava férias numa pequena aldeia na Áustria, e tinha por objetivo fazer uma crítica ao cenário musical parisiense no fim do século XIX.
Publicada apenas após a sua morte, a obra é composta por 14 movimentos, e foi pensada para ser apresentada na Terça Feira Gorda de Carnaval.
O primeiro movimento inclui a Introdução e Marcha Real do Leão; o 2º é dedicado às Galinhas e Galos; o 3º às Mulas; 4º às Tartarugas; 5º o Elefante; 6º Cangurus; 7º Aquário; 8º Personagens de Orelhas Compridas; 9º O Cuco nas Profundezas dos Bosques; 10º Pássaros; 11º Pianistas; 12º Fósseis; 13º O Cisne e Final com um desfile de toda a bicharada e dos principais temas ouvidos durante a obra.
O atelier para crianças, com idades entre os 2 e os 4 anos, tem lugar no domingo 23, às 10h00 e às 11h30, com uma hora de duração, e tem um preço de 3,50 euros por participante (adulto ou criança). Nela, os mais pequenos vão poder contactar com a obra de Camille Saint-Saëns, ouvir, dançar, desenhar, brincar e partir numa aventura pelo museu, à procura do animais da peça, especialmente o leão, tudo isto enquanto aprendem divertindo-se, na companhia dos pais.
A próxima oficina Primeiros Passos para bebés, dos 12 aos 24 meses, tem lugar no sábado dia 22, com sessões às 10h00 e às 11h00, com 30 minutos de duração, e tem um preço de 3,50 euros por participante (adulto ou criança).
As reservas podem ser feitas no site do Museu, na secção do Serviço Educativo.













